Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Edifício Aruá / FGMF Arquitetos

Edifício Aruá / FGMF Arquitetos

© Rafaela Netto © Rafaela Netto © Rafaela Netto © Rafaela Netto + 20

Vila Pompeia, Brasil
  • Arquitetos: FGMF Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 3700.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018
  • Fotógrafo Fotografias: Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alloy, Alumileste, Atlas Schindler, Eliane, Ibratin, Lemca, Lino, M Temper, Madeiras Ecológicas, NDA, Norobrás, OLG, Omega Light, Pedras Bosso, Pormade, Portobello, RLP, Reale, Revoluz, Supermix, Suvinil, Thermoclima, Triangulo, Viva Vista
  • Coordenadores

    Ana Paula Barbosa, Sonia Gouveia
  • Colaboradores

    Adriana Pastore, Alessandra Musto, Carolina Matsumoto, Caroline Endo, James Smaul, Juliana Fernandes, Juliana Nohara, Luciana Bacin, Rodrigo de Moura, Vera Silva, Wanessa Simoe
  • Estagiários

    Carla Facchini, Fernanda Silva, Fernanda Veríssimo, Gabriela Eberhardt, Nara Diniz, Otávio Araújo
  • Incorporadora

    Idea!Zarvos
  • Construtora

    Lock Engenharia
  • Projeto de Estrutura e Fundações

    Monteiro Linardi Engenheiros Associados e MGA
  • Projeto de Instalações Hidráulicas e Elétricas

    Criarq Projetos e Gerenciamento, FEP
  • Paisagismo

    Rodrigo Oliveira
  • Projeto Luminotécnico

    Castilha Iluminação
  • Aquecimento

    Jorge Chaguri
  • Gerenciamento de Projetos

    Caique
Mais informações Menos informações
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Aruá foi projetado a partir de uma composição com 4 blocos distintos, unidos por uma circulação vertical comum. A obra é uma espécie de quebra-cabeça de quatro edifícios com plantas e alturas diferentes fundidos em apenas um. A união desses volumes forma uma espiral ascendente, uma vez que cada bloco possui um pavimento mais alto do que o anterior. Esse movimento inspirou o nome do prédio, que significa caracol em Tupi.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

A estratégia de cada volume ter gabarito diferente possibilitou uma série de coberturas com varandas e jardins em nível, como quintais de casa, diferente do clássico acesso à área descoberta apenas por um segundo andar do imóvel. Cada um dos blocos recebeu tratamento de acabamento diferente para deixar clara a diferença de planta e ocupação em cada um dos volumes que compõem a edificação.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Diagrama
Diagrama
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

O edifício possui diversas referências a boa arquitetura modernista brasileira. O hall da entrada é todo aberto sob pilotis de concreto aparente; o projeto de paisagismo é bastante tropical; há um grande painel de arte feito com ladrilhos hidráulicos pelo artista João Nitsche; as aberturas dos apartamentos possuem venezianas do tipo corre por fora e o acesso ao prédio se dá por um pórtico de concreto aparente que faz a transição entre o público e o privado e também serve de banco na calçada.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

A volumetria final do projeto preocupava os arquitetos desde a concepção, pois a legislação que implicava nas relações entre área do terreno, área construída, necessidade de ocupação e gabarito forçava a um resultado um tanto robusto e compacto. Nesse sentido, o uso da variação de volumes permitiu também uma abordagem plástica na implantação desses volumes, reforçada nas cuidadosas fachadas e entrada, e sobretudo no volume menor, que é inteiramente revestido de decks sintéticos. O resultado plástico do conjunto busca minimizar o impacto da nova construção e estabelecer um diálogo com a morfologia urbana das ruas, tornando a edificação mais amigável ao pedestre e ao restante do tecido urbano. 

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Cajaíba, 335 - Vila Pompeia, São Paulo - SP, 01257-040, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Aruá / FGMF Arquitetos" 29 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900877/edificio-arua-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.