Casa R / Felipe Lagos

Casa R / Felipe Lagos - Mais Imagens+ 19

Vilches, Chile
  • Arquitetos: Felipe Lagos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  96
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Carlos Herrera , Cintac®, Induacril, Lirquen, Melón Hormigones, Sodal
  • Colaborador: Ramón Vallejos
  • Construtora: TuCroquis Ltda
  • Superfície Do Terreno: 30000.0 m2
  • Cidade: Vilches
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Felipe Lagos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa R é um refúgio de férias para climas extremos localizada na metade da altura da Cordilheira dos Andes, mais especificamente na cidade de Vilches, VII Região do Sul do Chile. Como atrativos da região estão o caminho Paso Fronterizo Pehuenche, a Lagoa do Maule, o Lago Colbún e uma série de reservas naturais e parques nacionais. O terreno possui uma inclinação pronunciada e é delimitado, ao norte, pelo Estero Corel, e a leste pela Cordilheira. Outra virtude da região refere-se ao fato de que o lugar não conta com vizinhos adjacentes e o terreno, por sua vez, possui uma série de trilhas próprias para praticar trekking.

Axonométrica Explodida

A situação de implantação insere a cabana no meio da floresta, mirando para o vale do norte. Esta casa conta com dois pavimentos para, assim, alcançar as vistas ao vale sobre a folhagem das árvores. Esta decisão se relaciona, também, à ocupação no primeiro pavimento, já que havia uma preocupação em evitar danos ecológicos movimentando ou removendo árvores. Com isso, a implantação não afetou nenhum tipo de árvore nativa.

Cortesía de Felipe Lagos
Plantas
Cortesía de Felipe Lagos

Esta cabana está elevada em relação ao terreno e possui desníveis nas varandas e nos dois pavimentos. Esses desníveis dialogam com a naturalidade do terreno para, assim, diminuir custos em fundações e radieres. Além disso, conta com uma inclinação pronunciada na cobertura para proteger o telhado da neve no inverno. 

Axonométrica

Como programa, a proposta é modular volumes desenhados e pré-fabricados de 2x4 e 3x4 metros relacionados à dimensão do ferro (6 metros), garantindo que, assim, não haveria perdas de material. Estes módulos são agregados um a um ao lado do outro em planta livre, isto é, se anexam ao módulo principal de serviços. Um total de 4 módulos foi utilizado nesta cabana, e alguns se repetem. Módulo A, fechado, para serviço sanitários; módulo B, aberto, para o ócio em varandas e armazenamento de lenha; módulo C, aberto, para dormitórios; e, finalmente, módulo D, para escadas ou espaços complementares de estar.

Cortesía de Felipe Lagos

O programa específico dessa casa, distribuindo os módulos em dois pavimentos, é: no primeiro pavimento, o espaço de armazenamento de lenha com o acesso à cabana, logo vem a parte de serviços como a cozinha e banheiro, e esse andar termina em um espaço de estar, refeições e varanda integrado. No segundo pavimento está o dormitório principal, uma área de estar e um escritório para trabalhar. Como se trata de uma residência de férias, ela conta com varandas fechadas para o inverno e abertas para o verão. Vale mencionar que no perímetro da casa poderiam ser construídos de um a três dormitórios a mais.

Cortesía de Felipe Lagos

A materialidade da casa relaciona-se a uma estrutura de aço e todos os produtos de proteção da mesma (principalmente pela resistência ao fogo e à água), madeira de pinus em geral e, como revestimento principal, tábuas de pinho revestidas com carbonila (2x5”, 1x2”, 1x3” y 1x4”). Como acabamento utilizou-se alumínio, concreto armado, placas de madeira e, como cobertura, telha de zinco pintada na cor preta. Toda expressão material da casa foi pensada para melhor integração no contexto.

Cortesía de Felipe Lagos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa R / Felipe Lagos" [Casa R / Felipe Lagos] 24 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900584/casa-r-felipe-lagos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.