Projeto para a Reconstrução de Salgar / Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura

Projeto para a Reconstrução de Salgar / Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura - Mais Imagens+ 40

Salgar, Colômbia
  • Arquitetos: Ana Elvira Vélez, Taller Sintesis; Ana Elvira Vélez, Taller Síntesis Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Isaac Ramírez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bloque de cemento, Cemento, Enchapes cerámicos, Juegos infantiles, Mesones acero inoxidable
  • Construção: Soluciones Constructivas y Arquitectura y Concreto
  • Cálculo Estrutural: Eng. Cesar Espinal
  • Engenharia Elétrica: Giraldo Vélez
  • Orçamento E Planejamento: Omar Obregón
  • Cliente: Fundaciones Berta Martínez de Jaramillo, Fraternidad Medellín y Argos, Empresa de Vivienda de Antioquia (VIVA) e Governo da Colòmbia.
  • Arquitetos Autores Da Obra: Ana Elvira Vélez, Farhid Maya Ramírez, Lucas Serna Rodas, David Cuartas Restrepo.
  • Equipe De Projeto: Arq. Isaac Ramírez, Arq. Daniel Molina, Arq. Julio Ibarra, Arq. Juan Pablo Giraldo, Arq. Bas Smets, Arq. Giovanna Spera, Arq. Laura Sánchez, Paulo César Gómez , Arq. Carlos Marín, Arq. Anderson Serna.
  • Cidade: Salgar
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
La Habana. Imagem © Isaac Ramírez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Salgar é um município colombiano de aproximadamente 18 mil habitantes, localizado em um longo e estreito vale por onde corre o rio “La Liboriana”. Em 18 de maio de 2015, devido às fortes chuvas, registrou-se uma avalanche que afetou a área urbana do município e o povoado “Las Margaritas”, destruindo as moradias e infraestruturas, os números da tragédia foram:

Datos Generales. Image Cortesía de Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura

  • 93 mortos;

  • 1397 afetados;

  • 384 casas destruídas;

  • 17 pontes destruídas.

La Habana. Imagem © Isaac Ramírez
Intervenciones. Image Cortesía de Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura

Como resposta a esse evento, criou-se uma iniciativa público-privada que envolveu o governo, assim como importantes organizações privadas da região de Antioquia, as quais criaram um grupo que articulou um plano de prevenção para futuras catástrofes e um de reconstrução da infraestrutura.

Cualificación. Image Cortesía de Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura
La Pradera. Imagem © Isaac Ramírez

Esse último partiu da caracterização dos afetados pela avalanche e de um diagnóstico da moradia local, articulando as tradições às moradias que se desenvolveram, assumindo a participação comunitária que alimentou os processos de desenho urbano e arquitetônico. Um trabalho social que foi feito até o final da obra para garantir a apropriação da mesma. Dentro do desenvolvimento desse plano, foi elaborada uma série de análises que possibilitou as seguintes conclusões:

Relación con el territorio. Image Cortesía de Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura
La Florida. Imagem © Isaac Ramírez

  • Um crescimento urbano limitado devido à forma estreita e linear conformada pelo riacho e montanhas do município;

  • Necessidade de novas centralidades adjacentes ao parque Principal do município, afastadas da área de proteção do rio;

  • Identificação de faixas de terra adequadas e livres de ameaças de inundação e deslizamento para o desenvolvimento das moradias e que tivessem equipamentos próximos para garantir os serviços adequados para elas;

  • Aproveitar e reconectar os equipamentos existentes de cada um dos setores escolhidos;

  • Realizar uma série de intervenções em diferentes áreas do município para potencializar o efeito da operação: remodelação do parque, construção de pontes pedonais e de veículos, remodelação do asilo, entre outros;

  • Aproveitar a topografia como ferramenta de desenho urbano e habitacional.

La Florida. Imagem © Isaac Ramírez

Ao revisar essas análises foram criados três projetos simultâneos, onde foram construídas 309 moradias, das quais 54 seriam rurais e 255 urbanas, priorizando as decisões sobre seu valor sócio-espacial e não unicamente econômico. 

La Florida. Imagem © Isaac Ramírez

Assim são definidas quatro tipologias na zona urbana e uma rural a partir de diferentes agrupamentos que se desenvolvem por meio de uma variedade de edificações que, por sua vez, se adaptam à topografia e forma urbana. Cada tipologia também possui um espaço adicional que converte-se em um articulador social e ambiental: galeria, corredor, varanda ou terraço.

La Habana. Imagem © Isaac Ramírez
La Habana / Urbano

La Habana – 42 Moradias

O projeto procura adaptar-se às condições particulares do lugar; o terreno com uma geometria irregular é composto por uma pequena planície que conecta-se a um equipamento esportivo e desce em inclinação média-alta até a via principal e finalmente ao rio. 

Para atender à essas condições, desenhamos um projeto que consiste em três faixas assentadas no terreno seguindo as cotas de nível, o que permite o desfrute da paisagem desde cada uma das moradias. 

La Habana / Plantas e Tipologias
La Habana. Imagem © Isaac Ramírez

La Florida – 186 Moradias

Desenvolvido dentro de um lote alongado com grandes inclinações, de aproximadamente 3.2 hectares, localizado no acesso principal do centro urbano do município, é o maior dos três projetos.

A intervenção buscou consolidar tanto a via de acesso a Salgar, como uma rua de caráter pedonal que conecta os treze blocos da proposta. Foram propostas duas tipologias de edifício, uma tipo galeria e outra com um ponto fixo central, para garantir a variedade e riqueza do conjunto urbano. Essa riqueza também é garantida no número de níveis das edificações, partindo de dois níveis nos dois blocos contíguos à via de acesso a Salgar, até quatro níveis, no caso dos dois blocos que estão no interior do projeto.

La Florida / Urbano
La Florida / Tipologia A
La Florida. Imagem © Isaac Ramírez

La Pradera – 50 Moradias

Foi desenvolvido em uma bonita faixa de terra rural de três hectares na periferia de "Las Margaridas", uma das áreas mais afetadas pela avalanche. O lugar conta com uma via interior que dá acesso às fazendas cafeeiras e possui uma inclinação moderada em todo o terreno. 

La Pradera / Urbano
La Pradera / Cortes e Fachadas
La Pradera. Imagem © Isaac Ramírez

A residência consiste de dois núcleos deslocados que geram duas áreas diferentes exteriores: um pátio de acesso, com um pórtico coberto com vista ao vale e um pátio posterior de serviços. As cores próprias da moradia rural tradicional são reinterpretadas. As moradias de 60 m2 estão cada uma em um lote de 260 m2, gerando um espaço apto para hortas e pequenos cultivos, conservando assim o espírito rural que era próprio da região de "Las Margaridas". 

La Pradera. Imagem © Isaac Ramírez

As moradias de "La Pradera" conseguiram impactar as políticas do ministério de agricultura para a moradia rural, ao ponto de converterem-se no novo protótipo que será construído no país, melhorando as exigências, áreas e características das mesmas. 

La Pradera. Imagem © Isaac Ramírez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto para a Reconstrução de Salgar / Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura" [Proyecto para la reconstrucción de Salgar / Ana Elvira Vélez + Taller Síntesis Arquitectura] 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899805/projeto-para-a-reconstrucao-de-salgar-ana-elvira-velez-plus-taller-sintesis-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.