O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Vietnã
  5. 85 Design
  6. 2018
  7. Casa Minimalista / 85 Design

Casa Minimalista / 85 Design

  • 09:00 - 12 Agosto, 2018
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Casa Minimalista / 85 Design
Casa Minimalista / 85 Design, © To Huu Dung
© To Huu Dung

© To Huu Dung © To Huu Dung © To Huu Dung © To Huu Dung + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Hòa Xuân, Vietnã
  • Arquiteto

    To Huu Dung, Tran Thi Anh Nguyet
  • Área

    100.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© To Huu Dung
© To Huu Dung

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma certa manhã no final de 2017, recebemos um telefonema bastante incomum. Uma arquiteta paisagista vietnamita, que atualmente trabalha para uma grande empresa de paisagismo na Austrália, nos procurou porque seus pais estavam planejando construir uma nova casa no Vietnã. Esta não seria a sua primeira casa, eles já haviam construído outras tantas, mas nunca estavam satisfeitos. Por isso, a filha arquiteta resolver ajudá-los a encontrar um bom escritório de arquitetura para projetar um novo lar que fosse além das simples necessidades práticas do cliente. Depois de uma extensa pesquisa ela se deparou com alguns de nossos projetos publicados pelo ArchDaily e então decidiu entrar em contato. A primeira conversa fluiu muito bem, tínhamos uma visão muito parecida sobre arquitetura: simplicidade acima de tudo e mais espaço para áreas verdes.

Fachada
Fachada

No Vietnã, o tamanho dos terrenos residenciais é padronizado em 5 x 20m. Esta área relativamente pequena faz com que a maioria dos arquitetos sacrifiquem as áreas verdes e abertas em detrimento de uma planta maior. Nós pensamos justamente ao contrário, ou seja, são exatamente esses espaços verdes que fazem com que os nossos projetos sejam mais amplos e generosos. Para nós, a luz natural e as árvores são extremamente importantes. Apesar das plantas com menores metragens, sempre tentamos persuadir nossos clientes a comprarem esta ideia, criando projetos simples e arejados.

© To Huu Dung
© To Huu Dung

O primeiro espaço da casa é uma sala de boas-vindas, uma varanda que funciona também como uma pequena garagem para motos. A sala de estar está conectada com a varanda e faz a conexão entre o exterior e o espaço da cozinha e da sala de jantar. Ainda no térreo, separado da cozinha e sala de jantar por um jardim, temos um pequeno quarto e banheiro. Este jardim é responsável por iluminar e ventilar todo o espaço do térreo além de proporcionar um lugar aconchegante para ler um livro ou relaxar.

© To Huu Dung
© To Huu Dung

No segundo pavimento reservamos a maior parte da planta para a área de uso comum: a sala de estar, a sala de leitura e sala de culto. Na cultura vietnamita, esses espaços são extremamente importantes. Além destes espaços, temos mais um quarto e um banheiro. Mais uma vez, o pequeno jardim e o vazio voltado para a rua são responsáveis por fazer com que estes espaços sejam amplos e bem iluminados.

Corte 1
Corte 1

Durante todo o projeto e construção, o grande desafio foi convencer os nossos clientes de que esta era uma ótima solução. A pesar de uma área relativamente menor, a qualidade do espaço era mais importante. O pai da arquiteta que nos chamou para fazer este projeto teve muita dificuldade para aceitar as novas ideias que estávamos propondo. Somente acompanhando à obra é que ele pode perceber o quanto aquilo tudo fazia sentido. Muitas vezes, ele dizia que embora as ideias fossem nossas, era ele e sua família que permaneceriam na casa depois da obra. Felizmente, quanto mais a construção avançava, mais ele se dava conta da riqueza deste espaço e da qualidade de vida que ele poderia proporcionar.

© To Huu Dung
© To Huu Dung

Após a conclusão da obra, a filha do casal deixou a Austrália por algumas semanas para cuidar pessoalmente dos interiores e paisagismo da casa. Finalmente ela pode contribuir efetivamente para o projeto do lar de seus pais, transformando esta experiência em uma linda parceria entre diferentes profissionais à favor de uma arquitetura simples e humana.

© To Huu Dung
© To Huu Dung

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Minimalista / 85 Design" [Minimalist House / 85 Design] 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899601/casa-minimalista-85-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.