Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Cora / BLOCO Arquitetos

Casa Cora / BLOCO Arquitetos

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 27

Casas  · 
Brasilia, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Dessine, Pedras Park Way, Portinari, Vidromex
  • Autores

    Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Ano do projeto

    2018
  • Unidade

    m2
  • Engenheiro Civil

    André Torres
Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grande declive do terreno em relação ao fundo do lote e o desnível de mais de dois metros entre os limites laterais direcionaram a implantação da casa. A proposta parte do desenho da área de ocupação conforme os afastamentos determinados e define dois níveis internos segundo a cota mais alta to terreno e a cota mais baixa da projeção de construção. O objetivo foi criar uma promenade architecturale que pudesse exacerbar a percepção de algumas características do terreno: sua topografia, sua luz natural e vistas específicas para o entorno.

Corte C
Corte C
© Joana França
© Joana França
Corte A
Corte A
© Joana França
© Joana França

A altura máxima do perímetro do volume é constante enquanto alturas internas do teto cobertura foram definidas segundo as alturas internas desejadas. O acesso principal de é feito através de uma rampa sob uma cobertura que “comprime” o pé-direito em direção ao centro da casa, aumentando-o novamente em direção aos fundos do terreno. A inclinação de teto que resulta dessa operação é repetida nos beirais dos quartos, localizados no nível superior.

© Joana França
© Joana França

Vistas específicas da área externa são emolduradas através da criação de aberturas no topo da escada (uma vista para o vale distante) e em uma janela alta na esquina da sala (a copa de uma árvore próxima). Todos os banheiros têm claraboias que proporcionam ventilação e luz naturais. Uma claraboia linear marca o ponto mais alto do teto da sala. 

© Joana França
© Joana França

O espaço público criado entre os volumes recuados da fachada frontal funcionam como a interface entre a casa e a rua: não há janelas ou qualquer abertura aparente além das três portas brancas que variam de tamanho conforme sua função: o acesso direto aos quartos, o acesso de serviço e o acesso principal. O caráter “abstrato” da fachada frontal se contrapõe aos grandes panos transparentes da fachada posterior, abertos para o quintal e para a vista.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cora / BLOCO Arquitetos" 02 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899424/casa-cora-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.