Centro Poliesportivo da Cal Maritime / WRNS Studio

Centro Poliesportivo da Cal Maritime / WRNS Studio - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: WRNS Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3775
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeremy Bittermann
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alpro, Daltile, Everlast, Fair-Play, Gordon, Mecho Systems, Willis Construction
© Jeremy Bittermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como a única instituição acadêmica de graduação da marinha no Oceano Pacífico, a Academia da Marinha da California State University (Cal Maritime) é reconhecida por formar líderes e empreendedores de mentalidade inovadora. O projeto do Centro Poliesportivo da Cal Maritime, desenvolvido pelos arquitetos do WRNS Studio, é composto por um ginásio oficial da Liga Americana de Basquete Universitário (NCAA), amplas áreas de treinamento e condicionamento físico além de uma piscina olímpica. O novo Centro Poliesportivo da Cal Maritime é a principal estrutura esportiva do campus, aonde estudam mais de 1200 cadetes da Marinha Americana.

Planta - Térreo

Implantado junto à Rodovia interestadual 80, que conecta a baía de São Francisco com a cidade de Sacramento, o novo Centro Poliesportivo da Marinha tornou-se uma nova referencia urbana. Os arquitetos buscaram inspiração nas formas marítimas para evocar o caráter da instituição, mais especificamente nas linhas do famoso navio de treinamento da Marinha da California State University, o "Golden Bear" ou "Urso de Ouro". A base de tijolo maciço por sobre a qual se elevam os volumes brancos etéreos como velas ao vento, são uma referência ao material tradicional utilizado na construção do campus, fazendo a conexão entre o passado e o presente dentro de uma das mais importantes instituições da Marinha americana.

© Jeremy Bittermann

Concebido para acolher tanto os cadetes quanto o grande número de visitantes, a entrada principal do Centro Poliesportivo é configurada por um pátio coberto por uma treliça que conecta o deck da piscina com as outras atividades do Campus. Os espaços para a prática de fisioterapia, força e condicionamento físico além dos vestiários, foram organizados ao redor deste portal de entrada de forma a conectar os dois volumes principais. O espaço multiuso abriga uma quadra de vôlei e basquete, o qual está localizado no limite leste do Campus.

© Jeremy Bittermann

Fechado por elementos de vidro translúcido, o espaço multiuso possui ampla iluminação natural, suave e difusa, transformando-se em um farol luminoso durante a noite. Do outro lado, o ginásio oficial da NCAA, constrói uma narrativa espacial em conjunto com o espaço multiuso de forma a criar um gesto arquitetônico acolhedor que marca o acesso ao Campus.

© Jeremy Bittermann

Projetada para atender a múltiplos propósitos, a piscina olímpica serve tanto para a prática de esportes aquáticos quanto para a realização de competições oficiais de natação. Equipada com uma máquina de ondas, a estrutura pode simular condições de tempestade para o treinamento de salva vidas da guarda costeira. Para proteger a estrutura do exterior e manter as condições de temperatura ideias para o atletas, o edifício é cercado por paredes de alto isolamento térmico.

© Jeremy Bittermann

Outras infraestruturas e fundações foram construídas como previsão para futuras ampliações do Campus. Com seus amplos volumes e plena visibilidade para o entorno imediato, o novo e moderno Centro Poliesportivo alça a Cal Maritime a outro patamar dentro das instituições acadêmicas da marinha americana.

© Jeremy Bittermann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:117 Maritime Academy Dr, Vallejo, CA 94590, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Poliesportivo da Cal Maritime / WRNS Studio" [Cal Maritime, Recreation and Aquatic Center / WRNS Studio] 04 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899391/centro-poliesportivo-da-cal-maritime-wrns-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.