Livraria Zhijian / SMY DESIGN

Livraria Zhijian / SMY DESIGN - Mais Imagens+ 23

Changde, China
  • Arquitetos: SMY DESIGN; SMY DESIGN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  795
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lu Liao
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hong Da, Jun Yi Construction Engineering (Shanghai), Ka Xuan Men, Lang Da Ke, Xin Wang
© Lu Liao

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bloco oeste foi posicionado onde originalmente estavam os antigos portões da dinastia Ming & Qing. Antes dessa construção, o lugar estava deserto. Mas agora tornou-se um bloco independente que é um complexo nacional de inovação cultural.

© Lu Liao
© Lu Liao

A livraria localiza-se na área intermediária entre esse novo bloco e o teatro. Achamos que a atmosfera da livraria deveria ser tranquila e pacífica, tornando-se uma janela para que os moradores e turistas possam ler e apreciar a paisagem. O branco é a cor que implica a purificação e, por isso, tornou-se o tema da livraria.

© Lu Liao

A 20 metros da livraria, há uma relíquia de um forte da segunda guerra mundial, feita em concreto puro. O edifício da livraria também era originalmente de concreto. Nós não retomamos esse material, mas aplicamos sua textura para remeter à edificação histórica. Além disso, removemos a janela de alumínio e porta no térreo e as substituímos por uma estrutura grande e sem moldura. Essa transparência agora atrai a luz e ilumina toda a edificação.

© Lu Liao

O bloco oeste ainda mantém a arquitetura tradicional da casa Jinzi de mil anos atrás. O padrão de residência Jinzi possui a forma de um pátio e a maioria delas apresenta duas áreas e camadas. Suas paredes altas cercam o pátio, a estrutura interna é de madeira pura e o teto funciona como um funil no qual as quatro bordas se direcionam para o meio, tornando-se um poço vazio que absorve a luz do sol e o ar fresco.

© Lu Liao
© Lu Liao

Para mostrar nosso respeito à sabedoria da tradição, nos inspiramos na casa de Jinzi para os ambientes internos, usando estrutura de madeira. Na cobertura, há funil quadrilateral remetendo ao antigo telhado Jingzi. Esta cobertura metafórica conecta outras áreas da livraria. Fizemos a instalação artística de azulejos em vidro branco leitoso, criando uma atmosfera do estilo de vida típico de Shi Da Fu: lendo em uma noite chuvosa e ouvindo seu som batendo no vidro. (Este cenário aparece frequentemente na poesia chinesa Tang).

© Lu Liao

Enquanto branco é a cor de fundo e o tema das fachadas, a tradição cultural histórica e local é apresentada no interior do projeto. 

© Lu Liao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wuling, Changde, Hunan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Zhijian / SMY DESIGN" [Zhijian Bookstore / SMY DESIGN] 02 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899357/livraria-zhijian-smy-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.