Projeto Quatro Esquinas / APS - Pablo Senmartin

Projeto Quatro Esquinas / APS - Pablo Senmartin - Mais Imagens+ 61

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: APS - Pablo Senmartin; APS - Pablo Senmartin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aberturas de Aluminio, Geotecnia Srl, Hormigones Terra, Instalaciones Saniplast srl, Terralon
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto estabelece um exercício de reflexão e valorização da quadra e esquina urbana de um bairro situado na periferia da cidade de Córdoba, com problemáticas contemporâneas como insegurança e expressões arquitetônicas diversas. 

© Gonzalo Viramonte

As quatro esquinas apresentam tipologias similares que mudam sua relação com o exterior segundo as orientações de cada lote. Foi proposta a utilização de materiais tradicionais, conferindo a cada esquina um significado diferente. Esquina 1: Diferentes maneiras de utilizar o tijolo comum. Esquina 2: Divisórias de concreto armado com isolamento, tijolo cerâmico rebocado e blocos de concreto. Esquina 3: Concreto armado e paredes de tijolo de 20 cm com bloco de concreto e Esquina 4: Tijolos cerâmicos com reboco exterior e interior.

© Gonzalo Viramonte

Relações semelhantes são estabelecidas entre o lote de esquina, as moradias e o tecido urbano existente no 4 "ph" (ver diagrama).

© Gonzalo Viramonte

As moradias estão afastadas das empenas vizinhas, conferindo aos futuros usuários possíveis ampliações da tipologia nesse espaço intersticial disponível, elas também não entram em contato entre si, obtendo assim melhores condições de insolação e privacidade.

© Gonzalo Viramonte

As tipologias são simples, com uma área social no térreo totalmente integrada e flexível, que oferece aos usuários diferentes alternativas de ocupação. Na planta superior, cria-se a possibilidade de dividir o ambiente segundo as necessidades do usuário em áreas de estudo e descanso. 

© Gonzalo Viramonte

São estabelecidos vínculos entre as moradias tratando-se de 4 esquinas e 8 moradias de 100 m2 dentro de uma mesma quadra, com tipologias similares porém flexíveis. Prioriza-se uma atitude introvertida da arquitetura em relação ao exterior urbano, onde a conexão é estabelecida por meio da tetônica do material, do diferente padrão dos tijolos e das vagas de estacionamento que interligam os pátios com as calçadas e a rua.

© Gonzalo Viramonte

O interior da moradia apresenta uma conexão espacial com o pátio por meio de grandes aberturas. Elas são divididas em planos que permitem separações interiores segundo as necessidades do usuário. O pequeno pátio é o protagonista. 

© Gonzalo Viramonte

Utilizar materiais tradicionais de maneiras diferentes, que permitem diversas expressões e situações espaciais, é o tema principal desse conjunto. Em cada uma das 8 moradias surgem possibilidades diferentes segundo as orientações e vínculos com o contexto. Os materiais externos foram escolhidos a fim de buscar um ótimo rendimento térmico. 

© Gonzalo Viramonte

Por fim, essas residências de baixo custo ($10.000 pesos/m2) se transformaram em um exercício de busca por novas expressões que valorizem a esquina do bairro com materiais tradicionais utilizados e combinados de maneira singular. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Quatro Esquinas / APS - Pablo Senmartin" [Proyecto 4 esquinas / APS - Pablo Senmartin] 31 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899089/projeto-quatro-esquinas-aps-pablo-senmartin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.