Pt. Leo Estate / Jolson Architecture and Interiors

  • Arquitetos: Jolson Architecture and Interiors; Jolson Architecture and Interiors
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  G-LUX, IPF, Keystone, Mentone Premix, Reggiani, Signorino, Viabizzuno
  • Gestor Do Projeto: Nash Management
  • Engenharia Estrutural: Baigents
  • Serviços: Lucid Consulting
  • Topografia : Gardner Group
  • Paisagismo: Hassell (Melbourne)
  • Consultor De Interiores De Varejo: E Pedersen Design
  • Arquitetos Responsáveis: Stephen Jolson, Matthew Wright, Ben Nicholas, Richard Teed, Jason Knight, Chris Fisher and Rosemary McConville
  • Cidade: Merricks
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Lucas Allen
© Anson Smart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pt Leo Estate é um projeto que explora as possibilidades do concreto estrutural para criar formas esculturais que sintetizem a paisagem, a arte e a arquitetura, além de também afirmar seu senso de lugar e programa. O objetivo do cliente era dividir com o público sua coleção privada de grandes esculturas, além de fornecer uma experiência hospitaleira para os visitantes de sua produção local de vinho.

© Anson Smart

O cliente demandava por uma construção que fosse engajadora, evocativa e que estabelecesse um diálogo com a comunidade artística. A ideia é que o edifício pudesse se encaixar no cenário da arquitetura internacional, porém sendo fiel a sua identidade australiana e ao seu entorno.

O conceito principal do projeto é a sinergia entre paisagem, arte e arquitetura. A entrada do projeto é um gesto escultural e uma experiência artística: sua forma curva é uma interpretação abstrata do vinho saindo de uma garrafa, e do ciclo orgânico da colheita de vinho. Em um gesto arrojado as paredes fluidas homenageiam a curvatura da icônica escultura de Inge King, localizada no centro do pátio.

© Lucas Allen
Planta

Ao transitar pela entrada, o edifício surge do chão, retendo o vinhedo e ocultando o programa do projeto e as vistas do entorno. Com o passar do tempo, a vegetação do vinhedo irá crescer sob a construção, ancorando o edifício e reforçando sua conexão com o entorno.  Os cacos de granito do pátio de entrada e a assimetria do Baobá é uma referência à paisagem rugosa, erodida e rachada da Austrália. A árvore funciona como uma escultura viva, central neste pátio de entrada.  

© Lucas Allen

O edifício tem uma planta radial, que parte do pátio de entrada e organiza o programa em três diferentes setores, a entrada, a adega e os restaurantes. Esta organização de planta articula cada setor sem a necessidade de paredes ou divisórias, o que faz com que o interior do edifício nunca seja totalmente revelado, transformando a experiência em uma surpresa constante e sendo fiel à demanda do cliente de que todas as funções deveriam ter a mesma ênfase. 

© Lucas Allen

Interna e externamente, as linhas simples da forma parecem desaparecer, o que disfarça a escala real do edifício e sua relação com o entorno. Além disso, o parque de esculturas envolve o edifício, criando uma vista intermediária entre a arquitetura, o vinhedo e o oceano, expondo mais de 50 esculturas de artistas locais e internacionais. A composição entre jardim e edifício somam novos elementos que se integram a paisagem local. 

© Lucas Allen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3649 Frankston - Flinders Rd, Merricks VIC 3916, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pt. Leo Estate / Jolson Architecture and Interiors" [Pt. Leo Estate / Jolson Architecture and Interiors] 30 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898962/pt-leo-estate-jolson-architecture-and-interiors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.