Casa LM / Juan Pablo Labbé

© Pancho Gallardo

Casa LM / Juan Pablo Labbé - Mais Imagens+ 14

Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos: Juan Pablo Labbé; Juan Pablo Labbé
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pancho Gallardo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duomo, Termoacustic
© Pancho Gallardo
Planta - 1° pavimento

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em uma residência unifamiliar de descanso, localizada nas margens do lago Llanquihue, a poucos quilômetros de Puerto Varas, uma pequena cidade ao norte da Patagônia chilena e com o imponente vulcão Osorno ao fundo. Além disso, o terreno possuía uma pequena inclinação e uma floresta densa que terminava na praia.

© Pancho Gallardo

Os objetivos principais com a casa eram, em primeiro lugar, poder implantá-la em uma clareira do terreno que se integra à floresta e ao lago e, em segundo, criar um projeto de linhas simples, que integrasse materiais locais e que desse a opção de diversos usos dependendo das estações do ano (no verão como varanda, churrasqueira, e no inverno como lareira e cozinha).

Cortes
Axonométrica

Foi feito um volume com o telhado de uma água ao longo da planície, de forma paralela ao lago, o que permitiu abri-lo de leste a norte, depositando o grande volume de chuva da região na parte posterior da casa.

Em termos de programa, a casa foi pensada para acolher tanto a família completa de seis pessoas nos meses de verão, quanto apenas os dois proprietários nos meses de inverno, tendo os espaços de estar, sala de jantar e cozinha totalmente integrados e sendo o núcleo central da residência.

© Pancho Gallardo

Para isso, um eixo central une este núcleo com as duas áreas de dormitório, em um extremo com o dormitório principal com maior privacidade, e no outro o volume de dois pavimentos com os dormitórios dos filhos e uma pequena churrasqueira. Este eixo central se repete no exterior na forma de varanda para as circulações nos meses de verão.

A fachada norte é composta por grandes janelas que estabelecem uma relação entre a paisagem única da região e o interior da casa, potencializando ao máximo a entrada de luz solar.

© Pancho Gallardo

Os acabamentos internos foram completamente feitos em madeira, o que cria uma atmosfera acolhedora graças às madeiras nativas recuperadas de um antigo casarão de Osorno. Por conta das vigas aparentes, é possível apreciar a altura total do volume.

© Pancho Gallardo

Para o exterior foi proposto um envoltório de fibrocimento preto que gera a impressão de um galpão e contrasta com o interior. Para finalizar, um revestimento em tejuelas na fachada norte, uma materialidade típica da Patagônia, cria o espaço de maior interação nos meses de verão.

© Pancho Gallardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LM / Juan Pablo Labbé" [Casa LM / Juan Pablo Labbé] 28 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898922/casa-lm-juan-pablo-labbe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.