Caleta 18 / R79

Caleta 18 / R79 - Mais Imagens+ 9

Mérida, México
  • Arquitetos: R79
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, AXOR, Delta Faucet, Jason Wu, NewTechWood, VALVO, Verolegno
  • Autores: Roberto Ramírez, Gerardo Trejo, Fernanda González
  • Construção: Angel Alpuche
  • Mobiliário: Calle Veinte. D.I. Ana Franco
  • Decoração: Neat Decoración. Ana Beatriz Vales, Gabriela Vales
  • Iluminação: Luminica; Maribel Morales
  • Paisagismo: Grupo TECA, Servi jardines. Roger Evia
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. A disposição dos espaços de convivência, seja pública ou privada, ao redor de um corpo d'água foi a premissa fundamental do projeto que trabalha a partir de um vazio na topografia resultante de um projeto anterior que foi descartado uma vez começada sua construção. O corpo d'água rodeia a construção e pode ser contemplado dos principais pontos de interação dos usuários em seu dia a dia.

© Lorena Darquea
Planta - Térreo

É assim que, ao acessar a casa, observamos como a circulação vertical "flutua" sobre a água, além de nutrir pequenas ilhas vegetais que emergem da mesma e se encontram em relação direta com os principais espaços de convivência familiar: a cozinha e o dormitório familiar localizado no pavimento superior. A circulação horizontal que une os espaços privados com a escada também se aproveita desta agradável vista e da uma nova cara ao corpo d'água ao ser observado a uma altura de 3 metros do chão.

A casa é muito aberta, com a clara intenção de fundir interior e exterior, fazendo desaparecer o limite físico entre eles.

© Lorena Darquea

A paleta de materiais é muito simples. Pedra e madeira contrastam e harmonizam com vidro e aço. Dentro desta gama básica, buscou-se criar uma variedade de usos, formatos e texturas, de forma que, por exemplo, a pedra pudesse ser utilizada para o piso com placas enormes que criam uma continuidade do espaço público com o privado mas, ao mesmo tempo, pode ser interrompida por um caixilho muito fino que demarca a separação com o terraço de pé direito duplo. Pode, ainda, minimizar-se ao extremo, adquirindo um caráter rugoso e servir como arremate para certos elementos. 

A escolha do mobiliário, decoração e ambientação foi feita à parte da encomenda do projeto e lida com grande simplicidade e sobriedade com a proposta, para ressaltar as linhas do objeto e enfatizar a importância do espaço externo. Um exemplo claro disso é o grande quadro tridimensional na sala de estar, que combina diferentes espécies de madeira com espelhos triangulares que nos dão pistas do que está do lado de fora.

© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Caleta 18 / R79" [Caleta 18 / R79] 20 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898588/caleta-18-r79> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.