Casa AS - Santo Domingo / Joannon Arquitectos

Casa AS - Santo Domingo / Joannon Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Rocas de Santo Domingo, Chile
  • Arquitetos: Joannon Arquitectos; Joannon Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ignacio infante
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Budnik, Cutek, Hormigón armado, Solven, WoodArch
© Ignacio infante
Croqui 02

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra está localizada ao sul do balneário de Rocas de Santo Domingo, V Região do Chile, com uma frente com vista de 180º para o oceano pacífico e situada sobre as dunas e praia da região.

© Ignacio infante

A região se caracteriza pela presença de fortes ventos em diversas épocas do ano, principalmente na direção sudoeste. Esta condição é fundamental no momento de projetar o layout com os espaços e relações entre interiores e exteriores na casa.

© Ignacio infante
Planta Primeiro Pavimento

Para solucionar a questão dos ventos, foram estabelecidos três áreas externas de estar:

Estar oceano (1), para ser utilizado em momentos em que não há vento, localizado a oeste do volume, diretamente em frente ao mar a às dunas da costa.
Estar floresta nativa (2), para ser utilizado em situações de vento mediano, localizado ao norte do volume e entre as árvores nativas próprias do terreno.
Por fim, o estar parede verde (3), para ser utilizado com ou sem vento, localizado na parte leste do volume, contido por paredes verdes e grandes extensões de janelas que abrigam o espaço interno do primeiro pavimento.

Estes três espaços de estar possuem diversos graus de intimidade, mas todos têm como intenção considerar a horizontalidade do mar como plano de fundo.

© Ignacio infante
Croqui 03

A transparência e abertura leste-oeste do primeiro pavimento têm como objetivo permitir a continuidade visual e espacial entre os diversos espaços de estar externos e internos, evitando, assim, a superexposição à luz no espaço principal, estar e sala de jantar.

© Ignacio infante

Diferentemente do primeiro pavimento, onde estão as áreas públicas da casa, o segundo andar contempla o programa privado, com dormitórios e banheiros, onde se define um volume hermético e contido para o leste por fluxos de chegada e saída.

© Ignacio infante

Na parte interna são definidas duas circulações, uma exclusiva para os proprietários de casa e outra para seus filhos, com o objetivo de manter condições de privacidade e independência entre as diferentes gerações que habitam e convivem nesta casa.

© Ignacio infante

A estrutura da residência foi projetada no primeiro pavimento com paredes e lajes de concreto aparente, feitos a partir de fôrmas de pinheiro de 1x4”, e no segundo pavimento com painéis sip revestidos em madeira de cipreste serrado de 1x6” no exterior e pinheiro serrado de 1x8” no interior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AS - Santo Domingo / Joannon Arquitectos" [Casa AS- Santo Domingo / Joannon Arquitectos] 29 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898587/casa-as-santo-domingo-joannon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.