A Casa do Cachorro / Atelier About Architecture

A Casa do Cachorro / Atelier About Architecture - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos de interiores: Atelier About Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Haiting Sun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dulux, Kvadrat, viabizunno
© Haiting Sun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto residencial projetado para o proprietário e seu amado cão. Nós o chamamos de Casa do Cachorro.

Devido às diferenças cromossômicas, os cães são menos capazes de identificar as cores do que os humanos. O cliente espera criar um mundo colorido na casa, o qual o cachorro possa tocar e perceber. De acordo com pesquisas recentes, os cães podem reconhecer amarelo, azul e segmentos de cores entre esse espectro de cores. Portanto, a arquitetura tentou delimitar espaços estruturando cores e utilizando iluminação direta e indireta para orientar e determinar efeitos e atmosferas.

© Haiting Sun
© Haiting Sun

Na Casa do Cachorro, o pavimento térreo é formado por cozinha e sala de jantar e estar, o subsolo apresenta um banheiro e um espaço de atividades para o cão e o pavimento superior é composto pelo quarto principal e área de entretenimento. 

© Haiting Sun
Planta - 2º Pavimento
© Haiting Sun

Os espaços relativos ao proprietário são basicamente cinza, cinza escuro, cinza claro e branco, enquanto os espaços funcionais para o cão são mais coloridos. Há dois conjuntos de cores dentro da casa: cores calmas como azul turquesa, cinza escuro, azul marinho e cinza claro que brincam com cores vibrantes, como o rosa, o amarelo e o azul claro. Essas cores contrastam e se complementam para determinar profundidade, distância e os movimentos dos espaços. A iluminação é indireta, a partir da difusão e de materiais semi-auto-iluminados.

© Haiting Sun

Com os tetos brancos iluminados, as superfícies geométricas da cobertura inclinada se destacam e criam uma reflexão sutil da luz, diminuindo a percepção de existência de teto e piso.As diferentes camadas de luz também enriqueceram gentilmente os espaços.

© Haiting Sun

A Casa do Cachorro tem dois banheiros somente para cães. A área central é um espaço de banho sem barreiras para o cão, com uma rampa de mão dupla e uma área de secagem separada. Na outra extremidade do banheiro, há uma área para exames físicos de rotina e cuidados veterinários. O pé-direito dessa área operacional e da área de banho foram determinadas após longa observação dos hábitos de vida do proprietário e do cão. O pequeno banheiro ao lado da área de banho utiliza uma grande quantidade de tecidos redutores de ruído, que foram recém-desenvolvidos pela marca têxtil dinamarquesa Kvadrat, para reduzir os danos à audição pelo latido do cachorro durante o banho.

© Haiting Sun

O cão do proprietário é extremamente sensível ao toque dos materiais devido a uma doença congênita nas articulações. Portanto, materiais especiais foram utilizados para reduzir possíveis acidentes em sua articulação do quadril pelo atrito com materiais; por exemplo, pisos macios e revestimentos impermeáveis de uso médico são aplicados nas escadas e rampas tanto nos espaços internos quanto nos externos que são de uso do cão.

© Haiting Sun

Este foi um projeto muito especial para nós, uma vez que todos as demandas do proprietário, incluindo o espaço, os materiais, até os móveis e a decoração, estão quase totalmente centrados nos hábitos e necessidades do cão. Os requisitos específicos sobre detalhes funcionais, a necessidade de uma nova compreensão e uma nova conceituação a partir da perspectiva do cão nos inspirou muito a refletir sobre o espaço para projetá-lo, o que consequentemente acabou nos levando a um resultado satisfatório. Sempre que vemos o proprietário e seu amado cão curtindo e brincando juntos na casa, somos tocados pelo amor entre eles. O amor é expresso muito além da arquitetura e é provavelmente o objetivo final de todo o projeto.

© Haiting Sun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa do Cachorro / Atelier About Architecture" [The Dog House / Atelier About Architecture] 28 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898574/a-casa-do-cachorro-atelier-about-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.