POC Ermida / Pedro Geraldes

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 2 de 29POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 3 de 29POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 4 de 29POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 5 de 29POC Ermida / Pedro Geraldes - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Pedro Geraldes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexandre Delmar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azulima, Bega, Fichet, O/M Light - Osvaldo Matos, Sapa Building System International NV, Tarkett
  • Estrutura: COBA S.A.
  • Mecânica: Andritz Hydro, Efacec S.A.
  • Hidráulica: FCC Construccion, RRC Ramalho Rosa Cobetar S.A., OPWAY
  • Elétrica E Comunicação: Andritz Hydro, Efacec S.A.
  • Colaboradores: (EDP)Gilberto Monteiro (general coordination), Diogo Santiago (architecture), Nuno Oliveira (mechanical eng.), Miguel Roque (mechanical eng.), Joana Santiago (electric eng.), Armando Camelo (materials), Pedro Silva (materials), Ana Costa (safety)
  • Empreiteiro: FCC Construccion + RRC Ramalho Rosa Cobetar S.A. + OPWAY
  • Cliente: EDP
  • Cidade: Sever do Vouga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 12 de 29
© Alexandre Delmar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo deste projeto consistia na conceção de uma instalação industrial da EDP, uma empresa global de energia, para funcionar como um espaço de observação e controlo de uma barragem, em caso de emergência. Localizada em Ermida, no centro de Portugal, esta área é caracterizada por um bonito curso de água rodeado por uma densa área florestal.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 15 de 29
© Alexandre Delmar

A implantação do edifício teria de ser efetuada numa localização elevada, garantindo a sua proteção de eventuais cheias e uma boa visibilidade para a barragem. Isto tornou necessário intervir, de forma franca, na paisagem, para a criação de uma plataforma que permitisse a implantação do edifício e o acesso de veículos até à sua entrada.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 18 de 29
Planta - Térreo

Desenhar um edifício industrial numa área florestal, com construções tradicionais pontuais, permitiu pensar na forma como uma construção contemporânea poderia encaixar nesta paisagem. Como evitar que este edifício se tornasse apenas mais uma ‘caixa’ contemporânea? Poderia um edifício industrial contemporâneo mimetizar as construções tradicionais com telhados inclinados, visíveis na envolvente?

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 9 de 29
© Alexandre Delmar

As barragens e edifícios associados são, em Portugal, tradicionalmente construídas em betão (concreto). Ermida, o nome do local, significa pequena igreja ou capela. Com isto em mente surgiu a ideia de desenhar um edifício com uma cobertura de duas águas, em betão.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 2 de 29
© Alexandre Delmar

Um projeto industrial contemporâneo, que conseguiria reinterpretar os tradicionais telhados em telha, mas também identificar-se com o nome da localidade. O betão surgiu assim como um elemento continuo – pele e esqueleto – com funções de parede e telhado, como acabamento e material impermeável.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 23 de 29
Corte Longitudinal

Entre o betão, revestindo as fachadas localizadas nos topos, surgiram outros materiais, como o alumínio e o vidro:

- a fachada frontal totalmente opaca, em alumínio, à exceção de duas portas em vidro, que anunciam a entrada principal;
- a fachada posterior, orientada para a barragem, totalmente em vidro, à exceção de uma parcela onde foi necessário garantir grelhas para ventilação.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 5 de 29
© Alexandre Delmar

Esta materialidade, associada ao recuo dos planos, permitiu enfatizar o contorno em betão. Um edifício industrial contemporâneo que ambicionou reinterpretar as construções tradicionais, honrar o nome do local e respeitar a materialidade da história da arquitetura da EDP.

POC Ermida / Pedro Geraldes - Imagem 28 de 29
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ermida, 3740 Sever do Vouga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "POC Ermida / Pedro Geraldes" 21 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898078/poc-ermida-pedro-geraldes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.