Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 2 de 71Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 3 de 71Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 4 de 71Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 5 de 71Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Mais Imagens+ 66

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamas Bujnovszky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baumit, ELEVATE, Szeplast, Thermowood, Ytong Classic
  • Construtor: Tóth Tibor - carpenter
  • Cliente: Gergő Zoltai
  • Cidade: Algyő
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 2 de 71
© Tamas Bujnovszky

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura contemporânea, muitas vezes, nos incita a questionar alguns dos principais valores do passado. Em alguns casos, ela ignora as necessidades e preocupações mais convencionais para encontrar sua verdadeira vocação. Por outro lado, o projeto que veremos à seguir nos mostra que - pelo menos em projetos residenciais - os valores de outrora continuam sendo fundamentais para a arquitetura contemporânea. Depois de ser escolhido pelo público como o grande vencedor do Media Architecture Awards, fica ainda mais evidente a relevância destes valores para o público em geral.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 5 de 71
© Tamas Bujnovszky

Localizado na pequena vila de Algyő na grande planície Húngara, este projeto buscou inspiração na arquitetura vernacular da região, adaptando sua seção transversal e layout básico em um projeto contemporâneo de residência unifamiliar. Concebido para substituir a antiga casa da família, era importante que o projeto mantivesse os principais valores do seu antecessor, mas que ainda assim, houvesse espaço para explorar e atender as novas demandas da vida moderna.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 20 de 71
© Tamas Bujnovszky

O projeto se desenvolve ao redor de um pátio central, um ambiente íntimo e protegido entre as árvores da floresta de acácias. Os vários elementos da tradicional casa de campo foram adaptados segundo as novas demandas; os antigos depósitos, utilizados para armazenar grãos e abrigar os animais, se transformaram em garagens, enquanto uma parte da estrutura da casa foi removida para dar lugar a uma área de estar externa pitoresca e acolhedora.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 44 de 71
© Tamas Bujnovszky
Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 70 de 71
Planta - térreo
Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 68 de 71
© Tamas Bujnovszky

Os clientes dividem seu tempo entre a agitada vida na capital Budapeste e a tranquilidade da vida no campo durante os finais de semana. Por isso era importante considerar as necessidades de uma família de hábitos tipicamente urbanos, mas que também criasse a oportunidade para que eles pudessem fugir do estresse da vida na cidade. O espaço aberto foi pensado justamente para atender a esta demanda, contando com uma piscina e uma série de varandas convidativas ao lazer e ao relaxamento. Há um volume anexo que abriga a biblioteca da família, um cubo branco que contrasta levemente com a estrutura de madeira da casa. Isolado do conjunto principal, ela encontra-se inserida em meio à natureza, confrontando sua arquitetura contemporânea tipicamente urbana com o estilo de vida tranquilo do campo.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 57 de 71
© Tamas Bujnovszky

A intenção dos arquitetos era projetar uma casa compacta, tirando partido da seção transversal de duas águas de forma a criar um espaço interior que fosse ao mesmo tempo amplo e acolhedor. Embora o edifício esteja implantado exatamente com a mesma orientação da casa original, sua posição no terreno foi cuidadosamente escolhida para minimizar o impacto na paisagem natural e fazer com que a arquitetura e o meio ambiente entejam em completa sintonia. O novo projeto também possui janelas em ambos os lados para permitir a entrada de luz natural e a ventilação cruzada, criando um espaço muito mais iluminado e arejado que contrasta com os antigos ambientes escuros do projeto original, cuja função principal era proteger a casa dos ventos e da chuva.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 60 de 71
© Tamas Bujnovszky

Esta releitura contemporânea dos valores tradicionais da arquitetura vernacular, onde o todo era baseado em pequenas unidades autônomas, o novo projeto procura a ampla integração de todos os espaços habitáveis. Fora a garagem, localizada em uma ala separada, o edifício foi inteligentemente dividido em áreas de estar e quartos que se conectam de forma efetiva através do pátio externo e dos espaços semi-abertos.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 50 de 71
© Tamas Bujnovszky

Este projeto de arquitetura expressa a necessidade de integrarmos de forma inteligente o estilo de vida contemporâneo e os valores tradicionais da arquitetura, atendendo as novas demandas do ser humano moderno e criando espaços agradáveis de se viver.

Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas - Imagem 55 de 71
© Tamas Bujnovszky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Madeira / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas" [Wooden House / András Varsányi, Péter Pozsár, Norbert Vas] 11 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898062/casa-de-madeira-andras-varsanyi-peter-pozsar-norbert-vas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.