Casa em Jarovce / Compass Architekti

Casa em Jarovce / Compass Architekti - Mais Imagens+ 16

Jarovce, Eslováquia
  • Arquitetos: Compass Atelier; Compass Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amandari, Baumit, Buderus, Comclim, MIPO, ML Lamps, Pholy, REHAU, RIGIPS, Tom joinery, Viva shop, Wemal, Wienerberger
© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Uma casa para os avós e seus nove netos

Esta casa está localizada na região norte do vilarejo Jarovce, em uma área residencial. O terreno de 661 m² é plano e a casa foi implantada em sua parcela norte, garantindo seu melhor funcionamento.

© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Construir casas para parentes é o tipo de trabalho que pode afetar a relação entre você e seus familiares. Neste caso, porém, as coisas caminharam em outro sentido.

© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice
© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Nós recebemos somente três pedidos: uma casa pequena, nenhuma escada e espaços generosos para nove crianças. 

© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Nossa resposta é uma composição entre a casa e o átrio. A casa, com formato em L, delimita dois lados do átrio e está implantada na parcela norte do terreno. A parte sul permanece livre para a entrada de luz. 

Planta

A laje plana de concreto, que compõe a cobertura, direciona as pessoas em um plano único, de dentro pra fora, da parte mais privativa até a parte mais coletiva da casa. O balanço da cobertura foi configurado para regular a radiação solar e a climatização interior, de acordo com o caminho do sol. 

© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Na interseção das duas alas da casa, a cobertura faz uma curva, criando uma área generosa de terraço e configurando um espaço perfeito para refeições, integrando o jardim e a área interna. 

A casa foi dividida de forma tradicional, em duas partes: a diurna e a noturna. A parte do dia é transparente, conectada com o jardim e de fácil leitura espacial. Aqui, as crianças são visíveis e podem ser supervisionadas. A parte da noite acontece atrás das paredes de madeira e conta com um pequeno jardim privativo. Esse jardim serve como um pequeno refúgio em contrapartida à atmosfera enérgica do átrio. 

Corte

O interior da casa se desenvolveu com o conceito do projeto de arquitetura, com o teto como um plano único, o piso acinzentado e as paredes revestidas com carvalho. Esses elementos definem os espaços que podem ser ocupados aleatoriamente pelas pessoas e mobiliários.  

© Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Jarovce / Compass Architekti" [Family House Jarovce / Compass Atelier] 19 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897965/casa-em-jarovce-compass-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.