Casa DF / Delfino Lozano

Casa DF / Delfino Lozano
© César Béjar
© César Béjar

© César Béjar© César Béjar© César Béjar© César Béjar+ 33

Guadalajara, México
  • Arquitetos: Delfino Lozano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  292
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  César Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cementos Moctezuma, MOOMA Mosaicos, SAYER, TEJAVAL, URREA
  • Colaboradores:Daniel Villalba, Sebastián Aldrete, Andrés Covarrubias
  • Engenheiro Estrutural:Delfino Lozano Armenta
  • Mooma Mosaicos:Manuel de la Torre
  • Carpintaria:Mauricio Villalbazo
  • Serralheria/Caixilharia:Alberto Flores
  • Elétrica/Hidráulica:Juan Pablo de León
  • área Do Terreno:303.85 m²
  • Cidade:Guadalajara
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© César Béjar
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de Guadalajara, a poucas quadras de um dos locais mais representativos e mais bonitos da cidade, o Templo do Expiatório, está localizada a Casa DF, com uso dividido e uma beleza arquitetônica simples, escondida pelo passar dos anos. 

© César Béjar
© César Béjar
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© César Béjar
© César Béjar

A conjunção de elementos é uma característica que marca o projeto: um pátio central e um pátio posterior, que demarcam o caminho para os espaços com ventilação cruzada e iluminação natural; a implantação geográfica (inserida em um contexto de bairro) que dita a necessidade de entrada de luz de forma zenital, o que cria a necessidade de abrir as lajes, dando ao projeto uma iluminação constante durante o dia e uma ventilação que gera espaços habitáveis a qualquer hora.

© César Béjar
© César Béjar

Seu programa responde às necessidades específicas de uma família, o que fez com que fosse necessário  romper com as distribuições repetitivas na arquitetura existente e gerar uma entrada/escritório que vincula o espaço interno a um corredor que conduz ao primeiro pátio. Neste encontra-se a fonte original do terreno e um piso de tijolos que convida a seguir conhecendo a casa. Os espaços internos são amplos, com pé-direito considerável e pisos de mosaico. Detalhes de madeira demarcam e embelezam a cozinha, que brinca com a imperfeição na colocação dos azulejos de talavera e com a iluminação indireta, gerando espaços únicos e buscando sempre respeitar a arquitetura presente no contexto.

© César Béjar
© César Béjar

O segundo pátio transforma-se em uma extensão da cozinha e um distribuidor para o segundo pavimento. Neste ponto gera-se um espaço íntimo, perfeito para o estudo. A cobertura se conecta com um excelente terraço, fazendo uso da iluminação indireta.

© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar

A cor base do projeto é branco. Este serve para dramatizar os elementos de tijolo e revestimentos cerâmicos, buscando dar valor ao trabalho artesanal. Para coroar a fachada há um tapete de tijolos que cobre a entrada principal em arco, elemento repetido em diversos espaços da casa. A Casa DF se define pela iluminação natural e o uso de acabamentos locais.

Corte
Corte
© César Béjar
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DF / Delfino Lozano" [Casa DF / Delfino Lozano] 15 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897825/casa-df-delfino-lozano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.