Sense Bike / BCMF Arquitetos

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 2 de 30Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 3 de 30Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 4 de 30Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 5 de 30Sense Bike / BCMF Arquitetos - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: BCMF Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DivDesign, Itaim Iluminação, Knauf, Lumini, O/M Light - Osvaldo Matos, PHILIPS CK, Santa Luzia, Suvinil, Tarkett, Triangulo
  • Autores: Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi
  • Coordenação: Patrícia Bueno
  • Equipe: Raquel Duarte, Isabel Meleiro, Marcos Guimarães
  • Sinalização / Comunicação Visual: Hardy Design
  • Luminotécnica: Atiaîa Design
  • Estrutura: Pi Engenharia
  • Climatização: Conset
  • Instalações: Projelet
  • Acústica: Db Laboratório de Acústica
  • Construção: Hauz Construções Personalizadas
  • Cliente: Grupo Lagoa
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 6 de 30
© Gabriel Castro / Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sense Bike é um fabricante de bicicletas de alto desempenho, disposta a concorrer em qualidade e beleza com as grandes marcas globais. Carente de um showroom que fosse agregado ao seu ambiente corporativo, a Sense partiu para uma sede própria mais próxima ao crescente mercado de Belo Horizonte.

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 13 de 30
© Gabriel Castro / Reverbo

O programa consiste basicamente de espaço de trabalho, convivência, exposição e experimentação dos produtos, com pouquíssima compartimentação entre os setores. A planta aberta e a setorização funcional exigiu um acurado estudo sobre a integração e privacidade dos espaços, hierarquia de fluxos, conforto acústico e térmico, iluminação e distribuição espacial dos mais diversos elementos que compõem um ambiente desse tipo.

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 27 de 30
Isométrica - 1° Pavimento
Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 28 de 30
Isométrica - 2° Pavimento

A equipe da BCMF Arquitetos, Hardy Design e Atiaia Lighting Design trabalhou de forma integrada, junto com o cliente, desde a fase de concepção até o acompanhamento da obra. Arquitetura, Design Gráfico e Iluminação foram concebidos de forma multidisciplinar, resolvendo em conjunto todas as questões de interfaces com as demais disciplinas de engenharia ao longo de todas as etapas do processo.

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 21 de 30
© Gabriel Castro / Reverbo

A interpretação da ideia de integração e movimento ganhou abrigo na figura dos raios, componentes marcantes que estruturam e dão leveza às rodas de uma bicicleta. A intenção é não só que as linhas atravessem, assim como conectem de maneira pouco habitual os setores, tendo seu eixo irradiado do showroom em que as bikes ficam expostas.

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 15 de 30
© Gabriel Castro / Reverbo

Os materiais são simples e industriais, com instalações e estruturas aparentes. A tipografia e o desenho pictográfico dialogam com o caráter industrial da Sense. Pintura em estêncil sobre o piso complementa o sistema de identificação e circulação do espaço corporativo, procurando potencializar as noções de leveza, liberdade, aventura e diversão que estão intrinsecamente interligados ao trabalho sobre rodas.

Sense Bike / BCMF Arquitetos - Imagem 4 de 30
© Gabriel Castro / Reverbo

A iluminação destaca cores, materiais, texturas e grafismos utilizados, revelando transparências, preenchendo volumes, identificando áreas de trabalho e ilhas de convivência. Em função da escolha de cores mais escuras pela equipe de design, superfícies verticais receberam destaque, de forma a reduzir a percepção de contrastes e evitar a impressão de um ambiente escuro, uma vez que o entorno espacial é percebido através da visão periférica individual. Recursos óticos de controle de brilho, ofuscamento e de distribuição de luz foram utilizados para garantir o máximo de conforto visual à equipe da Sense Bike.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sense Bike / BCMF Arquitetos" 21 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897811/sense-bike-bcmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.