BF 81 / Estúdio Paralelo

BF 81 / Estúdio Paralelo - Janela, Mesa, CadeiraBF 81 / Estúdio Paralelo - Bancada, Pia, Cozinha, IluminaçãoBF 81 / Estúdio Paralelo - Mesa, VigaBF 81 / Estúdio Paralelo - Prateleira, Janela, CorrimãoBF 81 / Estúdio Paralelo - Mais Imagens+ 23

Santa Cecilia, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Paralelo; Estúdio Paralelo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AED Mármores, Companhia da Iluminação, Dalle Piagge, Deca, Eliane, Lumini, Tramontina, Vitro®
  • Engenheiro Responsável: Edison Fernandes da Silva
  • Construtora: EFS engenharia e construções
  • Textos : Fernando Paal, Fernanda Dobal
  • Marcenaria: Status Marcenaria
  • Serralheria: Geraldo Azevedo
  • Bancadas De Concreto: Robson Ferreira
  • Luminotécnica: Companhia da Iluminação e Lumini
  • Arquiteto Responsável: Fernando Paál
  • Arquitetas Colaboradoras: Laura Peters, Julia Park
  • Cidade: Santa Cecilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
BF 81 / Estúdio Paralelo - Mesa, Viga
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento faz parte das inúmeras coberturas esquecidas dos prédios dos anos 50 em São Paulo. Ele absorve as plantas dos dois apartamentos por andar tipo desse pequeno edifício na Santa Cecília, cada um com aproximadamente 60 metros quadrados, e organiza, de forma curiosa, o espaço à época que foi feito.

BF 81 / Estúdio Paralelo - Mesa
© Ricardo Bassetti
Corte 01
BF 81 / Estúdio Paralelo - Janela, Mesa, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Após 20 anos fechado, os proprietários compraram o apartamento e juntamente com isso, compraram também a briga de uma obra grande e bastante estrutural, que precisaria de muito planejamento e paciência,  já que todas as instalações hidráulicas do edifício passavam por dentro das paredes (não havia registro dessa tubulação e portanto foi necessário caçá-la) e precisavam ser atualizadas e movimentadas para permitir que os espaços conversassem, conforme a principal solicitação dos clientes.

BF 81 / Estúdio Paralelo - Cadeira, Prateleira, Janela, Mesa, Vidro
© Ricardo Bassetti

Além dessa fluidez absolutamente importante no projeto, alguns materiais originais foram mantidos como o granilite da escada e o piso de taco de peroba rosa, ambos restaurados, mas outros foram refeitos, como os caixilhos em ferro com pintura eletrostática e o piso em ladrilho hidráulico terracota que remete, de forma abstrata, as formas originais encontradas ali. A marcenaria e marmoraria entram apenas como coadjuvante em branco diamante, granito cinza andorinha levigado, e para pontuar, em Carvalho americano, o que na verdade são as preciosidades originais do apartamento.

Diagrama - Antes

Uma curiosidade resultado da demolição foi deixado exposto e apenas pintado de branco. As paredes que dão para o exterior são na verdade duplas, e ao longo do processo se descobriu que foram feitas assim para facilitar a concretagem das lajes. Os pilares oriundos da demolição foram tratados mas mantiveram o aspecto rústico para evidenciar o que antes eram paredes e agora são espaços completamente distintos.

BF 81 / Estúdio Paralelo - Mesa, Cadeira, Janela, Bancada, Viga
© Ricardo Bassetti

O resultado é um espaço limpo, de linhas simples e organização clara; sem hierarquia de espaços e que traz claridade por todos os cantos fortalecendo ainda mais as características originais do edifício.

BF 81 / Estúdio Paralelo - Prateleira, Janela, Cadeira, Corrimão
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Cecilia, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "BF 81 / Estúdio Paralelo" 17 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897763/bf-81-estudio-paralelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.