Complexo das Artes Naiipa / Stu/D/O Architects

Complexo das Artes Naiipa / Stu/D/O Architects - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Stu/D/O Architects; Stu/D/O Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COTTO, Kone, MAG Aluminium, SK Kaken, Siam Yamato
  • Paisagismo: Field Landscape Studio
  • Luminotécnico: Siriluck Chinsaengchai
  • Designer: KK Rakitawan
  • Engenharia Estrutural: B.N.G. Engineering
  • Instalações : MEE Consultants
  • Consultores: Chanin Limapornvanich
  • Construtora: Sittanant
  • Equipe: Apichart Srirojanapinyo, Chanasit Cholasuek, Adrian Smiths, Chompunuch Vanichayanguranon, Pitchaya Kointarangkul
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Pirak Anurakyawachon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Rua Sukhumvit nº 46, este Complexo das Artes recebe o nome em homenagem a natureza, Naiipa significa estar no meio da floresta. O projeto traz em seu nome o conceito de ocultar a arquitetura na mata, à medida que a visão da vegetação é expandida usando vidro reflexivo em sua fachada. É um projeto de uso misto que abriga uma galeria de arte, um estúdio de gravação de áudio, um estúdio de dança, restaurantes, cafés e espaços de trabalho.

© Pirak Anurakyawachon
Axonométrica
© Pirak Anurakyawachon

Logo na entrada as pessoas são recebidas pelos principais elementos deste projeto, um grupo de grandes árvores pré-existentes. Desde o princípio o objetivo foi criar uma arquitetura que coexistisse com as árvores, fornecendo um lugar tranquilo e inspirador para a comunidade artística, usuários e visitantes. 

© Pirak Anurakyawachon

Com o objetivo de resolver os 2000 m² de programa pré-concebido, as funções principais foram divididas em dois volumes que foram colocados nos limites do terreno, deixando o centro do terreno, onde ficam as grandes árvores, livre. O edifício A foi projetado para ser uma construção longitudinal com dois pavimentos, de forma a permitir que a luz do sol atinja a árvore, preservando seu crescimento e criando uma atmosfera única no edifício. Para contrastar com a forma do edifício A, o edifício B é vertical, com 4 pavimentos. As duas massas são conectadas por terraços que acontecem entre as árvores, desviando delas e deixando-as intocáveis. 

© Pirak Anurakyawachon
© Pirak Anurakyawachon
© Pirak Anurakyawachon

O projeto estrutural também foi concebido considerando as árvores existentes. Os dois edifícios principais são construídos com estrutura de concreto, buscando manter a integridade das áreas e suas funções. Por outro lado, estruturas metálicas foram introduzidas na área central, onde ficam as árvores. Essa mudança de sistema estrutural, do concreto à metálica, ocorre devido à proximidade com a vegetação. O uso de argamassa poderia danificar as árvores existentes e, portanto, usar estrutura metálica reduz o risco de contaminação. Além disso, a estrutura metálica possibilita mais flexibilidade de formas, facilitando a dinâmica entre os galhos das árvores. 

Detalhe

Três tipos diferentes de vidros (reflexivo, translúcido e transparente) somado ao padrão rítmico das esquadrias na fachada conectam a arquitetura ao contexto urbano de seu entorno e também transformam a arquitetura ligando-a com a natureza. A fachada leste, que tem contato com a rua, é vedada com dupla camada de vidro translúcido, o que ajuda a filtrar e reduzir o calor no edifício. Além disso, com a continuidade da fachada até a entrada, sua superfície se modifica, aludindo floresta a dentro, ao mesmo tempo que o padrão mimetiza as sombras dançantes da luz do sol na copa das árvores. Uma vez ali dentro, a vedação interna e a galeria flutuante Bird Nest, revestida em vidro reflexivo, parece dissolver e desaparecer nas árvores. É este efeito de estar completamente cercado por árvores que evoca o verdadeiro conceito do Complexo das Artes Naiipa.  

© Pirak Anurakyawachon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bangkok, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo das Artes Naiipa / Stu/D/O Architects" [Naiipa Art Complex / Stu/D/O Architects] 31 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897657/complexo-das-artes-naiipa-stu-d-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.