Casa Suburbana / Besonias Almeida Arquitectos

Casa Suburbana / Besonias Almeida Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Francisco Alvarez, Argentina
  • Arquitetos: Besonias Almeida Arquitectos; Besonias Almeida Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Colaboradores: Diorella Fortunati, Hernán de Almeida
  • Superfície Do Terreno: 595m2
  • Projeto E Direção: María Victoria Besonías, Guillermo de Almeida
  • Cidade: Francisco Alvarez
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

O lugar

Trata-se de um terreno localizado em uma área pertencente ao segundo cordão da conurbação portenha. Uma região tradicionalmente ocupada por latifúndios que, a partir do traçado da Autopista do Oeste, se transforma e passa gradualmente a ser um lugar de residência permanente. Nesse entorno semi-rural, com pouquíssimas construções vizinhas, o projeto deveria ser pensado sem os dados que um bairro já consolidado fornece.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A encomenda

A casa deveria ser feita a partir de um crédito do plano Procrear, uma iniciativa do governo federal para a construção ou ampliação da primeira residência. Com esses fundos e mais algumas escassas economias captadas, um casal jovem encomenda o projeto de uma casa mínima (não mais de 80 m2) com uma flexibilidade e possibilidade de alterações espaciais que possibilitassem diferentes maneiras de habitar com o passar do tempo. A questão do fechamento seguro da casa se apresenta como um tema inevitável.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A proposta

Com estes dados, a busca por propostas teve como condicionantes três pontos: por um lado, a segurança e intimidade da casa como resposta a sua localização particular, por outro a redução de custos para tornar executável sua construção por meio do plano de crédito, e, finalmente, sua adaptabilidade às mudanças na vida deste jovem casal.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

Como a resolução da segurança da residência era tão relevante, pareceu interessante ver até onde esta forte condicionante poderia ser tomada como partido gerador do projeto, até onde a formalização se fazia dependente da solução deste problema e quanto seria possível tensionar esta dependência sem afetar o bom resultado estético operando dentro de custos muito reduzidos.

Planta

Optou-se, então, por formalizar a casa com uma geometria simples e uma tecnologia facilmente disponível no meio, o que possibilitaria uma economia considerável em acabamentos durante sua execução e garantiria uma manutenção nula no tempo.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A proposta foi desenvolver esta residência em um único volume, um prisma alongado com cobertura e divisórias laterais em concreto armado aparente e adotando como fechamento para os lados maiores em tijolo comum também aparente.

Corte 01

Na fachada voltada para a frente, essas paredes são abertas ou cegas para garantir segurança, privacidade ou impermeabilidade, conforme o caso. Na fachada posterior foram combinadas paredes de tijolo com uma grande abertura que garante a integração interior-exterior. A casa acaba de ser fechada com uma cortina metálica que, ao ser enrolada, desaparece dentro de vigas invertidas.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A organização funcional

Um corte seco na continuidade de tijolos da fachada assinala o acesso. Desde esse ponto acessa-se um espaço único, separada em duas áreas pela implantação do núcleo hidráulico (banheiro e cozinha): uma íntima com duas entradas para resolver diferentes situações de uso (dos dormitórios pequenos ou um dormitório principal e um lugar de trabalho), e outra social que se integra à cozinha e se prolonga no exterior através de um pavimento e um beiral profundo.

Corte 02

Em uma segunda etapa, e na ordem que as necessidades do casal demandem, fica prevista a construção de um novo dormitório e/ou a formalização de um pátio com a churrasqueira.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A solução estrutural

Uma laje de concreto armado em duas direções apoia sobre vigas invertidas retiradas da linha de fachada para simular uma altura menor do volume e fazê-lo parecer mais encaixado na paisagem.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

Estas vigas apoiam em divisórias de concreto ou pilares em perfil metálico segundo demanda do projeto. Uma divisória-laje baixa de concreto que corre ao longo de ambas as fachadas funciona como apoia das diversas paredes de tijolo.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

A construção

Todo o concreto, tanto interno quanto externo, foi deixado aparente sem nenhum tipo de acabamento superficial. O mesmo critério foi usado para as paredes de alvenaria, tanto as cegas quanto as com aberturas.

Cortesía de Besonias Almeida Arquitectos

Os pisos, internos e externos, são de painéis de cimento separados por elementos de aço inoxidável. As bancadas de banheiros e cozinha são lajes de concreto com superfície alisada e protegia com laca. As aberturas são de alumínio anodizado de cor bronze escuro com vidros com câmara de ar. A calefação é feita por laje radiante. O mobiliário da cozinha e todas as portas dos diversos armários foram projetadas com placas de MDF com puxadores de verniz.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Suburbana / Besonias Almeida Arquitectos" [Casa Suburbana / Besonias Almeida Arquitectos] 20 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896704/casa-suburbana-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.