Alphaville Ceará / DMDV arquitetos

Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - FachadaAlphaville Ceará / DMDV arquitetos - JardimAlphaville Ceará / DMDV arquitetos - JanelaAlphaville Ceará / DMDV arquitetos - Viga, TerraçoAlphaville Ceará / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: DMDV arquitetos; DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Igor Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Deca, Eliane
  • Projeto Estrutural De Madeira: Carpinteria estrutura de madeira
  • Projeto Estrutural De Concreto: Gibson Engenharia
  • Projeto De Instalações Elétricas, Hidráulicas E Ar Condicionado: Gavazzi engenharia
  • Projeto De Paisagismo: EKF arquitetura de exteriores
  • Projeto De Esquadrias: QMD Consultoria
  • Projeto De Luminotécnica: Marcos Castilha arquitetura de iluminação
  • Equipe: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta, Fabiana Kalaigian, Aline Pinheiro, Ana Claudia Schad, Giuliana Ricci, Ronielle Laurentino e Victor Vernaglia
  • Cidade: Eusébio
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Fachada
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, o projeto para o Alphaville Ceará compreende as áreas comuns do empreendimento residencial como portaria, edifício de apoio e clube. A proposta adota como premissa as condicionantes climáticas e como referência, o saber fazer da arquitetura vernacular do litoral nordestino. Assim, as soluções construtivas empregadas como o uso de estrutura de madeira, telhas em taubilha e forro de palha, rementem ao repertório arquitetônico local.

Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Imagem 6 de 21
© Igor Ribeiro
Planta
Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Janela
© Igor Ribeiro

Implantada em um terreno completamente plano, a edificação projetada para a sede do clube, concentra todo o programa em um único pavilhão linear com 60 metros de comprimento. Este é composto por módulos de 5x7,50 metros e eleva-se 50 centímetros em relação à cota original do solo. O eixo de acesso é implantado de maneira transversal ao edifício, definido por um grande pergolado de madeira que cruza o pavilhão.

Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Viga, Terraço
© Igor Ribeiro

Em uma das extremidades do pergolado encontra-se o controle de acesso dos usuários. Do lado oposto as piscinas. Essa circulação principal divide o pavilhão em duas alas que concentram de um lado a academia, vestiários, brinquedoteca, salão de jogos e do outro o salão de festas com as demais áreas de apoio e serviços do programa.

Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Mesa, Cadeira, Madeira, Janela, Viga
© Igor Ribeiro
Corte A
Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Jardim
© Igor Ribeiro

Uma circulação avarandada contorna todo o edifício e garante o acesso aos programas coletivos que possuem fechamento em vidro de ambos os lados, garantindo a integração visual com a paisagem. Nos programas mais fechados, como sanitários e áreas técnicas, adota-se o uso de uma massa pigmentada vermelha que reforça a identidade da edificação e faz referência às construções tradicionais do nordeste.

Alphaville Ceará / DMDV arquitetos - Viga, Janela, Pilar, Pátio
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Alphaville Ceará / DMDV arquitetos" 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896690/alphaville-ceara-dmdv-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.