Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN

Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 2 de 19Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 3 de 19Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 4 de 19Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 5 de 19Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  84
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpintectura, Ceràmica Ferres, HierroK, Iscletec, Roca
  • Arquitetos Responsáveis: Adrià Escolano, David Steegmann.
  • Estruturas: José Ovejero
  • Construtoras: Barnamodul
  • Gerente De Obra: Robert Bagó
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 6 de 19
© José Hevia.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver em um terraço. O projeto é concebido de acordo com o desejo principal do cliente: uma casa voltada para o exterior. A operação, no entanto, não é tanto para abrir as vistas ao terraço mas para fornecer ao interior atributos do exterior, ressonâncias da paisagem dos telhados da cidade, muitas vezes invadidas por roupas penduradas ao sol.

Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 16 de 19
Programas
Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 17 de 19
Axonométrica - primeiro nível

A orientação leste-oeste do apartamento sugere não recorrer a uma distribuição ortodoxa com zonas noturnas e diurnas associadas a cada uma das duas fachadas. Em vez disso, o programa é articulado através de duas salas 'separáveis' localizadas em lados opostos da casa. Além da ideia de 'sala de estar', uma cadeia de espaços comuns de magnitude semelhante se estende desde a fachada da rua até o pátio interior. Ao contrário da unidade espacial do loft, a casa é 'dividida' pelo seu eixo longitudinal em uma área de vocação pública, em contato com a entrada, e outra mais privada, próxima ao pátio de luzes, onde são acumulados os espaços técnicos e aqueles dedicados ao armazenamento.

Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 10 de 19
© José Hevia.
Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 19 de 19
Corte e Planta
Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 8 de 19
© José Hevia.

O projeto é organizado, neste sentido, a partir de dois elementos principais: uma topografia suave, cujos diferentes níveis resolvem a relação da casa com o terraço a uma diferença de altura de 40cm, e uma 'estrutura' de planos leves que atravessa a casa de extremo a extremo, da frente da rua ao pátio interno. A materialidade do projeto é simples, definindo os dois principais elementos que o compõem. Madeira para a tectônica - para os elementos móveis - e cerâmica, habitual na maioria dos telhados da cidade, para o estereotômico - como uma definição da estática.

Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 9 de 19
© Roger Casas
Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN - Imagem 11 de 19
© José Hevia.

O programa não é fixo, mas apenas sugerido. A topografia "dá origem" às diferentes cenas da domesticidade. O projeto é revelado como o desenvolvimento de uma série de atividades mais ou menos estáveis, periódicas ou fugazes em um território de oportunidades. Em contraste, o filtro de superfície deslizante funciona como um dispositivo dinâmico que introduz complexidade na planta, permitindo a construção de várias formas de disposição espacial. A residência é organizada, do ponto de vista teatral, através de uma dialética de diferentes graus de relação transversal entre possíveis cenas domésticas, sujeitas a diferentes graus de privacidade ou exclusão mútua.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Conxita / ESCOLANO + STEEGMANN" [CASA CONXITA / ESCOLANO + STEEGMANN] 22 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896646/casa-conxita-escolano-plus-steegmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.