Casa de praia / [H] arquitectos

© Onnis Luque

Casa de praia / [H] arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: [H] arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dublock, Firenze, Llano de la Torre, Stonia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de projeto foi sempre agradável, pois o cliente esteve constantemente aberto às nossas propostas. Sabíamos que o projeto deveria manter uma relação interior-exterior ininterrupta e constante, que devia mostrar a personalidade única do cliente e sua paixão pelas atividades ao ar livre.

Diagrama 2

O terreno se localiza a 100 metros da praia, dentro de um loteamento onde as residências foram construídas de forma densa em lotes retangulares entre empenas que dificultam a passagem de luz e ventilação natural ao interior dos espaços. O objetivo primordial foi criar uma independência total do contexto imediato sem deixar de estabelecer relações com o contexto circundante do mar. A configuração em planta responde às condicionantes programáticas do cliente e a tal contexto.

© Onnis Luque

Para atingir um melhor aproveitamento para as vistas, a organização tradicional de residência foi invertida, deixando os espaços públicos no pavimento superior e os privados no térreo. Este é fechado e íntimo, mantendo uma forte relação com a terra. O pavimento superior atende uma relação estreita com o céu e a luz. O terraço da cobertura participa da paisagem e do mar.

© Onnis Luque

Em termos formais, a casa é um recinto fechado que utiliza a estratégia do pátio interno, um espaço externo contido, como componente articulador do projeto. Seus três pátios complementam a composição em planta intercalando-se com os dormitórios para fornecer luminosidade, vento e servir como pontos focais visuais controlados. Desta forma, a única relação visual com o contexto externo é o céu.

© Onnis Luque

O primeiro pátio é um espaço de contemplação. A partir dos dormitórios ele é experienciado como espaço de repouso e meditação, enquanto que na cozinha e sala, a folhagem da árvore é observada com uma cortina verde que filtra a vista. O segundo pátio interliga os dormitórios secundários com a intenção de criar um espaço íntimo que permita o diálogo privado entre seus usuários. O terceiro pátio, localizado adjacente à sala, celebra a vida social e comunica o terraço da cobertura, espaço culminante e protagonista do projeto.

© Onnis Luque

Esteticamente, a arquitetura se apresenta como uma tela em branco, sem elementos decorativos e com uma simplicidade visual que recai em uma austeridade elegante.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de praia / [H] arquitectos" [Casa de playa / [H] arquitectos] 12 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895738/casa-de-praia-h-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.