Casa Hualle / Ampuero Yutronic

Casa Hualle / Ampuero Yutronic - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Ampuero Yutronic; Ampuero Yutronic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Fontecilla
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Cutek, GLASSTECH, Industville + MENU A/S, Madmass + Mauricio Aguila EIRL
  • Construção: Constructora Nuevo Horizonte
  • Cálculo Estrutural: Sigma
  • Gestão De Projeto: Omar Loyola
  • Arquitetos Autores: Javier Ampuero, Catalina Yutronic
  • Equipe De Projeto: Javier Ampuero, Catalina Yutronic, Andy Wakefield
  • Cidade: Pucón
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Fontecilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Hualle é uma residência unifamiliar localizada próxima à cidade de Pucón, na Região de Araucanía, Chile, aproximadamente a 900 km ao sul da capital, Santiago. A região é reconhecida pela beleza de suas paisagens naturais, florestas nativas, lagos e vulcões da cordilheira dos Andes.

© Felipe Fontecilla

Resposta ao lugar

A casa se localiza no topo de uma colina de inclinação suave, com o imponente Vulcão Villarrica ao sul e o lago de mesmo nome ao norte do terreno. O edifício foi projetado para acolher o ambiente natural e as vistas excepcionais que o privilegiado entorno oferece. A residência de dois pavimentos e 230 m2 é um volume escultórico único. Sua forma e orientação são uma resposta, tanto ao terreno inclinado do lote, maximizando as vistas para o lago e o vulcão, quanto ao microclima particular da área.

Cortesía de Ampuero Yutronic

O terreno sobe gradualmente a partir do ponto de acesso sul, no ponto médio da propriedade, caindo mais abruptamente para o lado do lago na face norte da colina. A residência tem uma presença dominante nesta frente central de terra, aproveitando o aspecto oferecido em todos os lados por esta posição elevada. Ao aproximar-se a partir do caminho, a casa aparece como um volume simples, preto, proeminente na ladeira, que lembra alguns galpões ou estábulos agrícolas que existem na região. Por outro lado, quando vista desde o vale principal ao norte, o edifício torna-se discreto e mistura-se com seus arredores rurais.

© Felipe Fontecilla

Forma de construção

Inicialmente concebido como um volume simples retangular, o projeto evoluiu através de uma série de manipulações e intervenções para criar uma forma mais escultural do edifício:

1. Se estende a marca do edifício em seu lado sul em direção à vista do vulcão, criando uma forma irregular na planta e no volume;
2. Subtrações no volume para enfatizar o acesso;
3. Recuo da fachada norte a nível térreo para regular a entrada de raios solares;
4. Disposição dinâmica de planos dobráveis na cobertura.

Corte Transversal
Diagrama Volumétrico
Corte Longitudinal

Materiais e elementos de construção

A aparência externa escura da casa se assemelha a alguns edifícios da região que costumam ser revestidos por pedras vulcânicas pretas da área. Desviando da aparência e peso físico desta pedra, a Casa Hualle foi revestida com finas ripas verticais de madeira, tingida em cor escura, sobre uma camada impermeável preta, proporcionando uma qualidade de envoltório mais efêmero. Orientadas pelas vistas internas para a paisagem do exterior, as janelas variam de tamanho e posição, criando uma composição aparentemente aleatória no exterior. A casa repousa sobre um terraço de concreto em todo seu perímetro. Esta superfície se inclina e se adapta em resposta aos níveis naturais do terreno. Uma piscina se projeta perpendicularmente a este embasamento no eixo das vistas entre vulcão e lago.

© Felipe Fontecilla

Em contraste com o exterior escuro, as paredes internas da casa foram revestidas com placas pálidas, quase brancas e translúcidas. Uma cor mais quente, dada pela madeira de tom natural, rodeia as janelas, as quais cobrem toda a profundidade da parede. Acentuadas pela claridade interna, as janelas atuam como quadros exibindo as vistas externas. Uma laje de concreto aparente, polido, foi utilizada em toda a casa. O concreto incorpora areia vulcânica, o que lhe fornece uma cor de basalto, criando um plano contrastante com as paredes e o forro. Emulando a geometria externa, a estrutura da cobertura recebeu um forro em gesso. Suportado unicamente pelas paredes perimetrais externas e ininterrupto por partições internas, este forro dobrável, dinâmico, flui sinuosamente por todo o comprimento do interior da casa.

© Felipe Fontecilla

Distribuição interna

A casa se organiza simplesmente ao redor de um volume central de pé-direito duplo. Este espaço central foi orientado no eixo norte-sul, com grandes aberturas envidraçadas que evidenciam as vistas do vulcão e do lado. As aberturas do norte, uma série de portas de correr de metal, leva vantagem da pouca incidência solar do inverno que entra profundamente no espaço. Durante os meses de verão, a parte interna da casa está protegida pelos beirais externos do edifício. Este espaço central é o coração social da residência, acomodando a cozinha, sala de jantar e sala de estar no nível do primeiro pavimento. Dois dormitórios e banheiros estão nesse mesmo pavimento, de cada lado deste espaço, a leste e oeste da casa. O dormitório e banheiro principais no segundo pavimento são acessados por uma escada através do escritório, biblioteca, e um corredor-ponte estilo galeria, que chega no espaço central principal.

© Felipe Fontecilla
Planta - Térreo
© Felipe Fontecilla
Planta - Primeiro Pavimento
© Felipe Fontecilla

Sustentabilidade

Devido a sua localização remota, a casa busca ser o mais autossuficiente possível. Isso foi viável por meio de uma série de medidas passivas e intervenções:

1. Orientação do edifício e exterior altamente isolado (excedendo as normas);
2. Posição e tamanho das janelas que maximizam ou minimizam os ganhos solares;
3. Utilização de massa térmica de concreto aparente no interior para regular a temperatura interna;
4. Calefação proporcionada, principalmente, por estufa de lenha com sistema de filtração único que elimina emissões de fumaça liberada ao ambiente externo.

© Felipe Fontecilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hualle / Ampuero Yutronic" [Casa Hualle / Ampuero Yutronic] 04 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895723/casa-hualle-ampuero-yutronic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.