Casa no Delta / Estudio Cucciolla

Casa no Delta / Estudio Cucciolla - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Estudio Cucciolla; Estudio Cucciolla
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Monteleone
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceralma, Baremes, Hierros Nacho, JM Aberturas, Piedras Lujan
© Gabriel Monteleone

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto para uma casa de final de semana com poucos metros quadrados para uma família composta por quatro pessoas. O terreno se localiza em uma ilha do Rio Tigre e possui características singulares: é muito baixo e a única forma de se acessar é através do rio.

© Gabriel Monteleone

O delta é um lugar único, natural, mutável. Os ventos e as marés fazem com que as águas do Rio da Prata entrem no Delta diariamente, variando seus níveis. Estas situações mudam a paisagem constantemente, várias vezes por ano o delta fica submerso, o que faz com que a casa deva poder se transformar em uma ilha habitável.

Implantação

A casa deveria enfrentar todos esses obstáculos gerando um projeto para uma obra de baixa manutenção devido a sua localização.

© Gabriel Monteleone
Planta - Térreo

Era necessário encontrar uma ideia que resolvesse tudo e que, além disso, se relacionasse com a paisagem, já que todos esses pontos eram de vital importância, tanto para o cliente, quanto para a prosperidade da casa.

© Gabriel Monteleone
Planta - Superior

Em termos de materiais, a casa se compõe por três elementos: concreto, vidro e madeira. Trata-se de uma caixa de concreto apoiada transversalmente sobre outra mais transparente às quais se aplicam operações geométricas como adornos e perfurações que definem os diversos ambientes, mas sempre são dois volumes claramente distinguíveis, setorizados segundo a necessidade das pessoas que ocupam.

© Gabriel Monteleone
Corte A

No volume superior encontram-se os dormitórios, sendo um mirante para o rio. Além disso tem uma expansão verde no que seria a cobertura do volume inferior que, por sua vez, funciona como isolante térmico sobre a sala de estar. O volume inferior, mais transparente, tem maior relação com o entorno, o trabalho em marcenaria corrediça do estar se abre totalmente, permitindo que os suaves ventos refresquem o ambiente naturalmente durante o verão.

© Gabriel Monteleone

Um píer conecta a água com a terra firme, chegando à casa pelo local onde a marcenaria corre diagonalmente, gerando um espaço semi-coberto que continua o estar, e a partir do qual se acessa os outros ambientes da residência.

© Gabriel Monteleone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Delta / Estudio Cucciolla" [Casa en el Delta / Estudio Cucciolla] 04 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893608/casa-no-delta-estudio-cucciolla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.