Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela, Mesa, Viga, TerraçoCasa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Cama, Viga, DormitórioCasa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela, Fachada, Corrimão, VigaCasa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela, Viga, Fachada, CorrimãoCasa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Mais Imagens+ 26

Ubatuba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ananda Telhas, Dalle Piagge, Ita Construtora, Maxi Lajes, Olaria Piau, Reka Iluminação, SS esquadrias
  • Arquiteto Responsável: Bruno Rossi
  • Interiores: Manaa arquitetura
  • Projeto E Montagem De Estrutura De Madeira: Ita Construtora
  • Projeto De Estrutura: Gil Chinellato
  • Projeto De Instalações: RR Engenharia de instalações
  • Consultoria De Iluminação: Ricardo Heder
  • Construção: Empreiteiro Adonias
  • Produção De Decoração: Zacche Home
  • Cidade: Ubatuba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela, Mesa, Viga, Terraço
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa na Praia do Prumirim está situado no litoral norte do estado de São Paulo e se desenha em meio à densa mata atlântica dos mares paulistas, à poucos metros do mar. Devido à arborização abundante, sua implantação enfrenta grandes limitações quanto à área de supressão vegetal, o que representou uma forte condicionante na ocupação do terreno. Desta maneira, a premissa principal da arquitetura se preocupou em garantir a valorização dos espaços de convívio, a partir da conformação de pátios que promovem a integração dos ambientes e se beneficiam de grandes aberturas, trazendo o verde da mata para o interior da casa, como uma cabana aberta à vegetação.

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela, Fachada, Corrimão, Viga
© André Scarpa
Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 26 de 31
Planta - Térreo
Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Fachada, Viga, Janela, Aido
© André Scarpa

O programa do projeto foi pensado não apenas como um abrigo de veraneio para o casal com três filhos já adultos, mas também como possível casa principal do casal num futuro próximo, possibilitando o desfrute da aposentadoria em meio à paisagem natural. Para tanto, o pavimento térreo de 100m² garante a acomodação das funções essenciais da casa, além do quarto principal, sendo que jantar, estar e cozinha se integram em um pátio único, com pé-direito duplo, ampliando a entrada de luz, ventilação e visibilidade para a mata, como uma grande varanda aberta à brisa do mar. Os três dormitórios dos filhos e banheiros de uso comum ocupam o nível superior, decorrente da necessidade legal de implantação compacta da construção.

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Cama, Viga, Dormitório
© André Scarpa
Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 27 de 31
Planta - Superior
Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Porta, Viga
© André Scarpa

Tratando-se de uma casa na praia, algumas questões deveriam ser ponderadas no sistema estrutural, como a proximidade com a mata nativa, o clima quente e úmido, característico do litoral paulista, e o emprego de mão de obra local no desenvolvimento de grande parte da estrutura e infraestrutura. À vista dessas considerações, optou-se pela estrutura convencional de concreto e tijolos maciços na ala mais compartimentada da casa (quartos, cozinha e áreas molhadas), garantindo a expertise da mão de obra local e a carga térmica do material. Apoiada nesta ala maciça, desenvolve-se uma grande cobertura em estrutura de madeira, reforçada por três pilares também de mesmo material.

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Mesa, Cadeira, Bancada, Viga, Pátio
© André Scarpa

A opção pela estrutura laminada de madeira, produzida pela ITA Construtora, preparada em fábrica e montada no canteiro, se deu por suas qualidades técnicas em vencer maiores vãos, resistência, precisão dos encaixes, rapidez na montagem e por corresponder ao imaginário coletivo da casa de praia. A qualidade térmica dos ambientes se dá pelas qualidades do tijolo maciço, do uso de telhas termoacústicas e sobretudo, pela ventilação permanente garantida no desenho dos caixilhos e venezianas. A fachada noroeste se compõe em vidro, com proteções de tela atuando como brise.

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Janela
© André Scarpa

Já a fachada noroeste recebe venezianas em madeira, também desenvolvidas com o material e mão de obra local. Como resultado, o projeto explora as possibilidades de diferentes sistemas construtivos e estruturais, expressando a própria natureza dos materiais, em concordância com seu entorno, além de promover a comunicação efetiva entre os ambientes da casa e a mata preexistente.

Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos - Tijolo, Viga, Janela
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na praia do Prumirim / Bruno Rossi Arquitetos" 21 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893369/casa-na-praia-do-prumirim-brro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.