Ampliação do Cemitério / A6A

Ampliação do Cemitério / A6A - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: A6A; A6A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2517
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Agnès Clotis
© Agnès Clotis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de ampliação do cemitério de Sablonceaux foi nossa primeira oportunidade de trabalhar dentro de um perímetro arquitetônico protegido. Uma maneira de reafirmar nosso ponto de vista sobre uma arquitetura de conjunto, capaz de surpreender enquanto é inserida com respeito ao seu contexto. Uma arquitetura que é emotiva, contida e expressiva.

Cortesia de A6A
Planta
© Agnès Clotis

O projeto está localizado aos pés da Abadia, constituindo uma continuação natural do antigo cemitério. Em uma suave inclinação para o rio, e estreita relação com o território, procura integrar-se suavemente no contexto sem mudar a topografia. O novo cemitério é lido como uma linha na paisagem, uma nova camada. 

Cortesia de A6A

Os elementos construídos enfatizam a Abadia. O trabalho do concreto in loco é a conexão entre nossa ação e as pré-existências. Queremos estabelecer uma continuidade nos materiais, baseados em sua verdadeira expressividade. Buscar a pedra calcária, ali onde puderam ser extraídas as pedras da abadia, e utilizá-la de forma diferente como um material contemporâneo. Procurar referências na memória do lugar. 

© Agnès Clotis
© Agnès Clotis

Essas paredes marcam a nova entrada e nos convidam a contemplar desde um novo ângulo o monumento. O percurso é definido ao redor dele, acentuado pelo terreno em inclinação. No interior, o columbário é erguido ocultando e revelando a parede existente em um jogo de profundidade e ritmo que enfatiza a pedra presente, o tempo que passa. 

© Agnès Clotis

Uma plataforma elevada, como um promontório na paisagem, estabelece a transição entre o antigo cemitério e a extensão. Nela tem lugar o Jardim das Lembranças. Um lugar de contemplação singular, tido pela força expressiva dos muros de concreto. Um lugar privilegiado para contemplar a paisagem de fora, buscar um horizonte no vale do rio Charente, oferecendo-nos uma posição para refletir sobre os caminhos percorridos. 

© Agnès Clotis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17600 Sablonceaux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ampliação do Cemitério / A6A" [Cemetery Extension / A6A] 23 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893086/ampliacao-do-cemiterio-a6a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.