Li Xiaodong | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

O arquitecto sediado em Pequim, na China, Li Xiaodong, vai apresentar na FAUP uma conferência integrada no Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes. Esta quarta sessão vai decorrer a 18 de Abril, Quarta, às 17h00, no Auditório Fernando Távora na FAUP.

Li Xiaodong

Nascido em 1963, é arquitecto pela Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua (1984), e doutorado pela Escola de Arquitetura da Universidade de Tecnologia de Delft (1989-1993). A sua actividade inclui, além da prática de arquitectura – entre projectos de interiores e intervenções à escala urbana –, o ensino e a investigação. 

O trabalho de Li Xiadong é largamente premiado. O projecto para a Bridge School na província de Fujian, venceu o 2009 AR emerging Architecture award e o 2010  2010 Aga Khan Award for Architecture .  A obra da Biblioteca de Liyuan foi premiada pelo UNESCO Jury Award for Innovation, EDRA/Places annual design Awards (EUA),AR+D Awards (RU),ARASIA Gold Medal e Business Week/Architectural Records China Awards, para melhor edifício público. 

Li Xiadong recebeu o título de Honorary Fellowship do American Institute of Architects (AIA), em 2012, e tem sido vencedor de diversos prémios académicos internacionais. Destaca-se o 2000 RIBA tutor’sprize e o 2001 SARA tutor’sprize , atribuídos pela relevância da sua prática no ensino no Departamento de Arquitectura da Universidade Nacional de Singapura.

Atualmente, dirige o Curso de Arquitetura na Tsinghua University, em Pequim, na China. Enquanto investigador, a sua atividade abrange temas que abrangem estudos culturais, a história e a teoria da arquitetura e temas urbanos. Tem sido publicado em inglês e chinês e, enquanto pensador e autor, destaca-se a autoria do livro Chinese Conception of Space (1991).

Dando expressão ao impacto da sua obra e pensamento na sociedade chinesa, Li Xiaodong foi premiado Homem do Ano na China (melhor designer), em 2011, pela revista GQ.

Sem deixar de ser universal, Li Xiaodong baseia o seu trabalho numa permanente investigação em torno de conceitos subjacentes ao ambiente espacial chinês. Destaca-se a atenção ao contexto cultural e climático, bem como a ambição de procurar capturar a essência do lugar, na busca da tranquilidade e da harmonia. Li Xiaodong rejeita os estilos arquitectónicos - como limites ao único e ao criativo. No entanto, não deixando de valorizar a relação entre tradição e modernidade, privilegia o conhecimento consolidado e adquirido na experiência ancestral como base sólida para resolver novos problemas. Acredita que o bom desenho é o resultado do encontro da exploração espiritual das ideias com o pensamento crítico racional, com envolvimento tanto do conhecimento técnico como do juízo artístico. Nessa aproximação sensorial, crê que a riqueza de um bom desenho depende de como uma matriz de detalhes, escala, proporção e senso comum é cuidadosamente orquestrada.

A conferência será proferida em inglês, sem tradução. Entrada livre (sujeita à lotação da sala). Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

O Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes, produzido pela FAUP, através do seu centro de investigação, CEAU, numa acção conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa,tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se debater a produção e ideias arquitectónicas segundo uma perspectiva alargada aos 5 continentes, como o próprio título sugere. De forma a reunir diversas abordagens aos mesmos assuntos em diferentes culturas e geografias, territorialmente dispersas, este ciclo contará com a participação de um arquitecto/conferencista de cada um dos cinco continentes. Pela primeira vez em Portugal vão estar os arquitectos Issa Diabaté (Costa do Marfim, África), Paul Owen (Austrália, Oceânia), Rick Joy (E.U.A., América) e Li Xiaodong (China, Ásia).

Mais informações aqui.

  • Título

    Li Xiaodong | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes
  • Tipo

    Conferência
  • Organizadores

  • De

    18 de Abril de 2018 05:01 PM
  • Até

    18 de Abril de 2018 05:00 PM
  • Onde

    Auditório Fernando Távora - FAUP
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Li Xiaodong | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes" 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892515/li-xiaodong-ciclo-internacional-de-conferencias-contexto-s-na-arquitectura-contemporanea-5-continentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.