Revista Ímpeto nº08 / Chamada de Trabalhos e Concurso de Capa

Habitar: naturezas e formas em contextos diversos e adversos

A diversidade de abordagens nos estudos sobre habitação é reflexo da sua natureza, que além das questões relacionadas à função da habitação como abrigo, envolve qualidade do projeto, uso de novas tecnologias e construção sustentável, assim como aspectos pessoais e subjetivos. Quando se trata de habitação não se considera edificação apenas como um objeto isolado; é fundamental o conhecimento do contexto espacial urbano e dos impactos de sua implantação na paisagem urbana, do mesmo modo o estudo das diversas formas de habitar, do direito à habitação e, consequentemente, das demandas atuais para provisão de habitação de interesse social, no meio rural, locais de alto risco, reabilitação/requalificação de áreas degradadas por desastres naturais. Constitui-se, portanto, em um campo de estudos multidisciplinar.

Nesse contexto, no Brasil, país em que há forte desigualdade social, aliada a um déficit habitacional elevado e a políticas públicas excludentes, os estudos de habitação devem levar em conta aspectos essenciais sobre a problemática fundiária e as condições de moradia nas mais variadas adversidades. Não menos importante são as discussões sobre a qualidade e proximidade dos serviços urbanos, bem como a natureza e a forma de ocupação da habitação em contextos adversos.

Diante disso, a oitava edição da Revista Ímpeto tem o intuito de divulgar estudos sobre habitação nos seus mais variados enfoques. Traz, desse modo, discussões atuais sobre o tema no âmbito da graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, através de reflexões e proposições com vistas à produção de habitações adequadas, acessíveis e disponíveis para os cidadãos dentro das novas demandas que surgem no século XXI.

  • Título

    Revista Ímpeto nº08 / Chamada de Trabalhos e Concurso de Capa
  • Tipo

    Divulgação de concursos (concursos de estudantes)
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    19 de Abril de 2018 11:30 PM
  • Prazo para envio

    21 de Fevereiro de 2018 08:30 AM
  • Preço

    Grátis

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Revista Ímpeto nº08 / Chamada de Trabalhos e Concurso de Capa" 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892506/revista-impeto-no08-chamada-de-trabalhos-e-concurso-de-capa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.