Reforma Parque Hidalgo / Taller5 Arquitectos

Reforma Parque Hidalgo / Taller5 Arquitectos - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Taller5 Arquitectos; Taller5 Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografías:Oscar Hernández, Courtesy of Cortesia de Taller5 Arquitectos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, OBIECT, OPTICRETO
  • Paisagismo E Projeto Urbano: 501 Arquitectos; Carlos María Flores, Luis Miguel Durán.
  • Zona Skate: Marca Arquitectura: Mariano Arreola Calleros.
  • Mobiliário Urbano: Obiect: Alejandro Gutiérrez Ortiz.
  • Construtora: Constructora GRK
  • Projeto Luminotécnico: Juan Ignacio rodríguez.
  • Estrutural: Gabriel Vergil Pantoja.
  • Projeto De Irrigação: Consyur.
  • Instalações : Jorge León Cedeño.
  • Arquitetos Responsável: Elisa Lerma García de Quevedo, Octavio Arreola Calleros.
  • Arquitetos Colaboradores: Julio Rivera Pedroza, Juan Manuel Vallejo, Maja Czesnik. Michelle Ocádiz, Alexandra Mazatán.
  • Cidade: Leon
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaços públicos são um território dentro da cidade onde acontecem múltiplas atividades que integram diferentes grupos sociais, promovendo uma identificação simbólica e a apropriação desse espaço. É esta a dinâmica que concede a verdadeira forma de integração social, deixando de lado as condições socioeconômicas, as idiossincrasias e etc. Os espaços públicos nos estabelecem como iguais. 

© Oscar Hernández

O Parque Hidalgo era um espaço subutilizado resultado da somatória de várias carências como os percursos que não levavam a lugar algum, as cercas metálicas que impedem o acesso aos jardins, a dispersão dos pontos de reunião e de serviços, a vegetação plantada sem projeto, a falta de áreas de recreação e descanso, o abandono do mobiliário, e etc. Esses aspectos impediam uma leitura clara da área de encontro e dos espaços sociais, contribuindo ao abandono progressivo das áreas de circulação e de serviços. 

Diagrama

O projeto de reforma do parque resolve de forma simples as circulações principais e secundárias com a criação de pequenas praças em lugares estratégicos. Essa configuração gera condições para a concentração de áreas de convívio para crianças e jovens, a integração com a pista de corrida e espaços esportivos, o redesenho dos módulos de serviço e a reabilitação do antigo teatro a céu aberto. 

© Oscar Hernández

O projeto paisagístico destaca o resgate de espécies endêmicas, saneamento e reflorestamento das áreas existentes além de promover o trânsito livre por elas. As áreas verdes receberam mobiliário urbano com o objetivo de providenciar encontros e espaços de sociabilização. O projeto aproveita a estação de tratamento de esgoto localizada no oeste do parque, garantindo irrigação constante.

© Oscar Hernández

Os materiais utilizados buscam manter uma gama de cor neutra, buscando o brilho das tonalidades e as texturas 'verdes'. Os acabamentos externos e os edifícios são marcados pelo concreto aparente, e a pavimentação das praças em uma pedra escura com toques suaves avermelhados. O pavimento do eixo de circulação principal cria um ritmo com peças em diferentes tamanhos e panos.

Diagrama

O mobiliário urbano resolve as necessidades do espaço público por meio de três desenhos simples definidos por traçados geométricos ao mesmo tempo em que dá uma solução utilitária ao transeunte, como estacionar a bicicleta ou poder realizar atividades urbanas.

© Oscar Hernández

Este projeto de reforma do parque se realizou conhecendo e compreendendo o usuário como elemento inerente ao espaço, servindo para a construção e consolidação da cidadania. 

Cortesía de Taller5 Arquitectos

O Parque Hidalgo tem agora a capacidade de acolher as atividades urbanas, além de providenciar um importante gatilho social e econômico para a área de Barrio Arriba. "Quando o espaço se dignifica e se faz cívico, permite ao usuário se sentir parte de um contexto humano e gerar uma nova memória sobre seu novo entorno, surge assim a identidade consigo mesmo, sua co-dependência e apropriação." 

A primeira etapa (Zone Leste) foi concluída em novembro de 2017. 

© Oscar Hernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leon, Guanajuato, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Parque Hidalgo / Taller5 Arquitectos" [Rehabilitación Parque Hidalgo / Taller5 Arquitectos] 14 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892502/reforma-parque-hidalgo-taller5-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.