Colégio Ekiraya / Alejandro Uribe Cala

Colégio Ekiraya / Alejandro Uribe Cala - Mais Imagens+ 9

La Calera, Colômbia
  • Arquitetos: Alejandro Uribe Cala; Alejandro Uribe Cala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andres Valbuena
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Arauco, Etex, Metaza
  • Engenheiros: Hector Perez, Luis Fernandez
  • Construtora: cpmcasa
  • Instalações: Luis Cardenas
  • Cidade: La Calera
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Andres Valbuena

Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio Ekiraya Montessori surgiu da confiança de um grupo de pais em seu sistema educacional e hoje cresce junto com as crianças.

O projeto se desenvolve em um terreno de três hectares em La Calera, em uma localidade muito próxima a Bogotá com todos os benefícios do ar puro do campo.

Axonométrica

Era necessária uma construção que não perdesse o caráter rural, que fosse amigável com o entorno e com as crianças, além de ser um refúgio seguro.

Optou-se por um sistema construtivo leve com estrutura de madeira e metal que consiste em uma combinação de pórticos apoiados com muros e cobertura estruturais.

© Andres Valbuena

Esta construção utiliza a madeira não só como acabamento mas de forma integral, estrutural, aproveitando todas as qualidades desse material.

As oficinas do Secundário Montessori são a segunda etapa do colégio.

O edifício se localiza junto às oficinas do Primário e segue a linguagem arquitetônica destas, ainda que com uma distribuição de ambientes diferente, desta vez, ao redor de um grande vazio central com vegetação.

© Andres Valbuena

Neste edifício os adolescentes vivem e se apropriam do modo que quiserem, como se ele fosse sua segunda casa. O método Montessori requer espaços que contribuam para o aprendizado, sendo lugares para o convívio social, onde se integre o trabalho físico prático e o acadêmico, se inspire o respeito e a natureza, e se estimulem os interesses dos alunos em sua última etapa escolar.

© Andres Valbuena

O projeto consiste em dois pavimentos: o primeiro, onde estão o refeitório, a cozinha e as oficinas de artes e ciências, as arquibancadas que articulam as duas oficinas, e um lugar de estudos e reunião. No segundo há 8 ambientes, 4 por oficina, mais duas salas que funcionam só para os estudantes, como lugar de estudo, socialização, lazer, apresentações e diversas atividades.

Planta Segundo Pavimento

A construção industrializada é uma novidade na Colômbia, sobretudo para infraestruturas educacionais. Além de suas vantagens econômicas e estéticas, trata-se de um método amigável ao meio ambiente.

Neste colégio de 3600 m2 foram utilizados 194 m3 de pinheiro reflorestado como material de construção dominante, o que significa evitar a emissão de 43,8 toneladas equivalentes de CO2 e, ao mesmo tempo, se permitiu armazenar 92,5 toneladas equivalentes de CO2.

© Andres Valbuena

O consumo energético é mínimo, pois há um controle passivo da temperatura e uma magnífica iluminação natural, além de se ter solucionado o consumo de uma alta porcentagem da água necessária, armazenando e tratando águas de chuva.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Calera, Cundinamarca, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Ekiraya / Alejandro Uribe Cala" [Colegio Ekiraya / Alejandro Uribe Cala] 15 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892482/colegio-ekiraya-alejandro-uribe-cala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.