Chiasma#124949 / Associazione Acropoli

Chiasma#124949 / Associazione Acropoli - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Associazione Acropoli; Associazione Acropoli
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Pack Services, Segheria Leonardi
  • Coordenadores: Barthel Elena, Filindeu Giovanni Maria, Studio Campomarzio
  • Consultores : Favargiotti Sara, Frattari Antonio, Ricci Mosè
  • Arquitetos Responsáveis: Bertoglio Roberta, Bianchi Marcella, Collet Victor, Dusini Francesca, Filippini Damiano, Franzoni Riccardo, Mangibayeva Aigerim, Zanigni Sara, Zanotti Andrea, Zhiqiang Chen
  • Cidade: Trento
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Giulia Zantedeschi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto multifacetado é o resultado de Chiasma# 124949, desenhado e construído em uma oficina organizada pela associação universitária Acropoli em Trento. A estrutura, desenvolvida pelos participantes, consiste em uma instalação de madeira realizada com um sistema de fixação a seco durante uma semana. Os requisitos estruturais e o período de tempo limitado foram fatores determinantes na definição do projeto.

© Francesca Dusini

A ideia do projeto tem suas raízes no conceito de uma proporção harmônica da "Chaise Longue" de Le Corbusier. O artefato pode ser percebido como dois espaços complementares: um banco com uma excelente vista ao vale e um espaço multifuncional para interação.

Corte

Para a realização do projeto, as considerações sobre o local foram fundamentais: a estrutura se desenvolve no terraço do Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica (DICAM) localizado no morro de Mesiano, na parte sudoeste de Trento, o vale Adige, e é caracterizado por fortes volumes. A geometria do lugar é determinada principalmente pela fachada do edifício, mas também por claraboias com formato piramidal, situadas no terraço. A nova estrutura torna-se parte deste contexto e transforma o terraço em um espaço mais agradável que enriquece o ambiente, conferindo-lhe mais vida.

© Francesca Dusini

Itaca, o nome dado ao objeto, quer oferecer aos estudantes a possibilidade de experienciar um lugar onde se encontrar, deitar e relaxar durante os intervalos das aulas. A chaise longue termina sua silhueta em uma cortina vertical mais compacta, que cria um espaço único equipado com uma barra em torno da qual é possível se reunir entre as aulas. Como uma adição flexível ao projeto, a equipe criou um elemento que pode ser usado como um banco alto, mas também pode ser transformado em uma mesa de café simplesmente girando-o de maneiras diferentes.

© Giulia Zantedeschi

A última peça do artefato está localizada perto do corrimão do terraço, onde alguns recipientes plásticos de água criam um local de encontro informal. Os elementos podem ser usados como assentos, vasos de flores ou cinzeiros. No que diz respeito à estrutura de suporte, o trabalho é criado usando um conceito estrutural de treliça. O quadro estrutural principal é assim realizado com vigas de madeira de pequeno porte e replicado para o comprimento total do artefato. Um sistema estrutural secundário proporciona estabilidade e rigidez e permite a colocação do revestimento da placa de madeira.

© Francesca Dusini
Diagrama Posicionamento
© Francesca Dusini

A instalação, oferecida pela Acropoli ao DICAM, é um trabalho semi-permanente: o terraço da faculdade hospedará a instalação por pelo menos um ano. O workshop "Chiasma" ofereceu a oportunidade de concepção, definição e construção de um objeto arquitetônico de pequeno porte. O projeto foi financiado pelo DICAM, a Província Autônoma de Trento, o TAUT e o Politiche Giovanili Trento.

© Francesca Dusini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Mesiano, 20, 38123 Trento TN, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Chiasma#124949 / Associazione Acropoli" [Chiasma#124949 / Associazione Acropoli] 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892407/chiasma-number-124949-associazione-acropoli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.