O Clarão / DLM Architects

O Clarão / DLM Architects - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: DLM Architects; DLM Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Landers
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Scotscape, Smart Systems
© Peter Landers

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era criar uma residência familiar nova e eficiente no uso de energia, em um terreno com vegetação densa, em St Peter Port, Guernsey. Devido à quantidade de árvores protegidas e a alta qualidade da paisagem natural dentro de um entorno urbano, a construção foi fortemente restringida pelo departamento de planejamento. Após 4 anos de negociação, encontrou-se uma solução que cumpria com as políticas pertinentes e aliviava as preocupações dos órgãos. A edificação foi desenhada para minimizar as vistas das propriedades vizinhas e maximizar a luz natural e o ganho de luz solar, ao mesmo tempo em que evita as numerosas áreas de proteção das raízes das árvores circundantes e mantem o impacto proporcionado pelo projeto prévio no terreno. 

© Peter Landers
Planta - térreo
© Peter Landers

A moradia está imersa na topografia natural do terreno, localizada dentro de um clarão existente entre as árvores, por isso o nome "O Clarão". Um subsolo grande aproveita a escavação existente da piscina e as fundações profundas requeridas nessa área, enquanto o primeiro nível está completamente envolto em granito de Guernsey e tijolos reciclados, principalmente no terreno. O cal natural ressalta o pórtico e uma garagem esculpida na massa total da edificação. Um balanço com estrutura de aço sobre o lado leste, visto em todas as fachadas como uma parede viva, com uma mistura de 13 espécies nativas (mais de 4000 no total), camufla a edificação dentro da marquise circundante e proporciona um amortecimento acústico, além dos benefícios térmicos associados. Ele reflete o caráter do terreno em geral; rodeado por altos muros de granito com antiga vegetação acima. Um elemento de vidro de altura dupla acomoda a circulação vertical e rompe com a massa total do cedro revestido, em forma de cobertura que flutua sobre o lado oeste.

© Peter Landers

A disposição proporciona uma planta aberta, mantendo conexões verticais e uma relação direta com o equipamento externo que, por sua vez, oferece a oportunidade de espaços íntimos e fechados. 

© Peter Landers
Planta - primeiro pavimento
© Peter Landers

Internamente, selecionou-se uma paleta natural, uma pele de tijolo reciclado localmente que está revestida com uma camada de cal, gesso pigmentado alinhado nas paredes, calcário cinza nos pisos, carpintaria de carvalho, serralheria de bronze, uma escada de aço, móveis feitos sob medida e granito reciclado como no lavabo. Sempre que foi possível, foram utilizados materiais locais que conferem um caráter tradicional suave dentro de uma envoltura contemporânea. 

© Peter Landers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "O Clarão / DLM Architects" [The Glade / DLM Architects] 06 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891947/o-clarao-dlm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.