"Medo" será tema de workshop de intervenções urbanas conduzido pelo coletivo Micrópolis na SAAU'18 em João Pessoa.

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2018 o coletivo mineiro Micrópolis será o convidado para o Workshop de Intervenções Urbanas da Pós DAEE. A atividade é uma realização do curso de Pós Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros e integrará a grade de programação da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP.

Nesta edição, e workshop terá como objetivo pesquisar a cultura do medo nas ruas e os modos de revertê-la por meio de iniciativas espaciais, cidadãs e coletivas na escala do bairro. Ainda, buscará elaborar um material gráfico impresso que será produzido através de encontros, entrevistas e ações investigativas de caráter público com moradores do território investigado, ativistas, estudiosos, agentes da segurança pública local e pessoas afetadas pelas políticas de segurança estatais. O público alvo do workshop são estudantes e profissionais de design, arquitetura e urbanismo, mas está aberto à quem mais tiver interesse no assunto.

Atividades:
De 23 à 27 de abril, de segunda à sexta.
Horários:
Das 09h às 12h e das 14h às 17h*.
Carga horária total:
30h (com certificado ao final do curso).
*Os horários podem sofrer alteração em função de acordos realizados em sala de aula durante o workshop.

Inscreva-se agora: www.even3.com.br/saau18

Além do workshop, os participantes terão acesso à todas as atividades da SAAU’18, a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP Faculdades.

Quem é o Micrópolis?

Micrópolis é um coletivo que trabalha no campo compartilhado entre as áreas de arquitetura, urbanismo, design, pedagogia urbana e ação cultural, realizando projetos que propõem novas possibilidades de interpretação e transformações na vivência da cidade. Formado em 2010 quando seus membros ainda eram estudantes na Escola de Arquitetura da UFMG, o coletivo surgiu como um experimento pedagógico que testava no espaço urbano métodos de engajamento comunitário, de pesquisa da vida cotidiana e de transformação de espaços compartilhados em micro escala.

Desde então, o Micrópolis realizou oficinas de pedagogia urbana em escolas públicas das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, articulou a criação de uma rádio comunitária ambulante temporária no Barreiro, conduziu a construção coletiva de um playground no LABCEUS em Sete Lagoas, criou espaços temporários de escambo em praças, publicou cartilhas sobre conflitos urbanos, criou um jornal de bairro com a comunidade do Calafate, entre outras propostas que buscavam ampliar e decodificar o debate sobre temas urbanos para o cidadão comum. Tais ações fizeram com que o Micrópolis fosse reconhecido por algumas instituições interessadas em cruzar a arte e o urbanismo, levando o coletivo a participar de exposições e ações no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, no MoMA, em Nova Iorque, no I Congresso Internacional em Comunicação Arquitetônica em Madri e em duas edições da Bienal de Arquitetura de São Paulo.

  • Título

    "Medo" será tema de workshop de intervenções urbanas conduzido pelo coletivo Micrópolis (MG) na SAAU'18, em João Pessoa.
  • Tipo

    Workshop
  • Organizadores

  • De

    23 de Abril de 2018 08:00 AM
  • Até

    27 de Abril de 2018 06:00 PM
  • Onde

    IESP Faculdades
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""Medo" será tema de workshop de intervenções urbanas conduzido pelo coletivo Micrópolis na SAAU'18 em João Pessoa." 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891772/medo-sera-tema-de-workshop-de-intervencoes-urbanas-conduzido-pelo-coletivo-micropolis-na-saau18-em-joao-pessoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.