Uma casa no jardim / RS Sparch

Uma casa no jardim  / RS Sparch - Mais Imagens+ 30

Atenas, Grécia
  • Arquitetos: RS Sparch; RS Sparch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DS Steel, ELVIAL, Gipsometal S.A, Golden Door, Marathon Stone, Miele, Mourikis Wooden Floors -, STELNIC
  • Colaboradores: Niovi Tsompikou and N. Apergis, S. Cherouvim, I. Kloni
  • Engenharia Estrutural: G. Karambelas
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: P. Chatzimpailos - Technoico
  • Consultor De Projeto Lumintécnico: I. Skafida - Gravani
  • Construção: A. Moustakas - Gipsometal S.A.
  • Supervisão De Projeto: G. Karambelas
  • Arquiteto Responsável: Rena Sakellaridou
  • Cidade: Atenas
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações

A história: Uma casa em um jardim místico em pleno centro de Atenas.

Quando o cliente procurou nosso escritório, ele nos disse que queria construir uma casa em um jardim, para ele e seu filho. Avaliamos minuciosamente o terreno e cada uma das muitas árvores que deveriam ser mantidas. Por este motivo, a casa deveria ser bastante compacta, mas sem abrir mão de um espaço próprio para ouvir música além de muita luz natural.

© Yiorgis Yerolymbos

Esta jardim é uma espécie de lugar secreto, místico. A casa é seu próprio mundo, completamente aberta à natureza ainda que esteja totalmente cercada pelo denso tecido urbano de Atenas. Entre todas as árvores do jardim, a casa se funde com a natureza, integrando suas cores, suas sombras, e as mudanças ao longo das estações. A raia da piscina acentua a relação entre as formas geométricas e os elementos orgânicos do jardim que penetram na casa através das janelas, permeando seus espaços interiores e se impondo sobre o espaço construído.

© Yiorgis Yerolymbos

A casa consiste em uma base de concreto e uma "caixa" metálica branca, como uma "ponte" em balanço que se equilibra sobre esta base, um "túnel" elevado que se abre para a paisagem. Estes dois volumes principais distintos marcam claramente a divisão entre as áreas públicas e privadas do programa. A base, aberta para o jardim, abriga os espaços de uso comum enquanto que a "ponte" superior, abriga os espaços mais privativos da casa. As duas fachadas longitudinais do térreo se abrem completamente para o jardim, inundando o interior da casa com a sua natureza verde e exótica. O programa é bastante simples: uma sala de estar e uma cozinha no térreo e duas suítes no pavimento superior que dão acesso à cobertura. Ainda há uma academia, um quarto de hóspedes e salas de apoio no subsolo. A escada metálica que conecta os três níveis evolui como uma "flor" geométrica e se torna um ponto de referência dentro da casa. Os dois volumes principais estão visualmente conectados através de uma laje de vidro, enquanto que uma ampla abertura zenital preenche os espaços da casa com a luz natural.

Corte

As paredes brancas abrigam a coleção de arte do cliente, os pisos foram construídos com madeira maciça, a caixilharia em alumínio e metal preto enquanto que uma ampla porta giratória faz a separação entre os espaços da sala e da cozinha. As fachadas de vidro refletem os espaços uns sobre os outros, jogando com os limites entre interior e exterior. Vistas inesperadas são abertas para o jardim através de uma fenda horizontal na estrutura de concreto enquanto que uma janela quadrada na sala de estar emoldura uma bela árvore do jardim. O concreto aparente bruto marca a materialidade da estrutura principal da casa, o acabamento branco da "ponte" faz com que ela pareça etérea, flutuando sobre o jardim enquanto que a cozinha se configura dentre de um cubo preto e sóbrio. O portão e a cerca de aço galvanizado ocultam o edifício a partir da rua para que a casa possa se render completamente ao jardim e a natureza que a envolve.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma casa no jardim / RS Sparch" [House in a Garden / RS Sparch] 27 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891313/uma-casa-no-jardim-rs-sparch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.