Casa Juani / Pepe Gascón Arquitectura

Casa Juani / Pepe Gascón Arquitectura - Mais Imagens+ 14

Viladecavalls, Espanha
  • Arquitetos: Pepe Gascón Arquitectura; Pepe Gascón Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  168
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Estévez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baxi, Iroko, Palau Alpicat
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe o desenho e a construção de uma residência unifamiliar suburbana localizada em um lote de 600 m2.

© Aitor Estévez

Em termos gerais, a área urbana em que se localiza a casa é formada por lotes com uma considerável taxa de ocupação e possibilidade de edificar, dispondo de separações mínimas não muito generosas em relação aos lotes vizinhos.

© Aitor Estévez

Tudo isso deriva de um tecido residencial menos adensado, o que era desejável inicialmente, então como produto dessa circunstância propõe-se uma casa priorizando sua privacidade em relação às edificações vizinhas.

© Aitor Estévez

Para isso, projeta-se uma casa em forma de "U", implantando-a à mínima distância permitida pela legislação em sua margem oeste, dispondo na lateral leste uma fachada de dois pavimentos e majoritariamente fechada, contrariando a presença da edificação vizinha. 

Planta - Térreo

Na margem oposta, a leste, a distância em relação ao vizinho é mais larga, resultando em uma fachada de um único pavimento na qual se localizam as aberturas do programa noturno da residência. O impacto da edificação vizinha neste lado é menor do que no lado oposto.

© Aitor Estévez

O lado mais curto do "U" funciona como elemento articulador da entrada e o acesso à residência, assim como dos percursos horizontais na mesma. Nesta ala se dispõe uma varanda que vincula diretamente o jardim externo ensolarado, espaço onde existe uma piscina, com a sala interna.

© Aitor Estévez

Um pátio posterior, majoritariamente escuro, situa-se entre ambos lados compridos do "U". Este pátio se relaciona intimamente com a cozinha, a sala, assim como o acesso e o percurso interno da casa.

© Aitor Estévez

O espaço destinado à cozinha e à sala se aproveita de um pé-direito duplo, dispondo de um estúdio diáfano no primeiro pavimento.

Toda a casa se materializou com o mesmo tijolo cerâmico de obra aparente.

© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Juani / Pepe Gascón Arquitectura" [Casa Juani / Pepe Gascón Arquitectura] 22 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891093/casa-juani-pepe-gascon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.