Casa Jardim do Sol / Hype Studio

Casa Jardim do Sol / Hype Studio

Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 2 de 52Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 3 de 52Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 4 de 52Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 5 de 52Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Mais Imagens+ 47

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: Hype Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Inotech, La Cava, Monte Grappa, Palimanan, Scheid, thyssenkrupp
  • Autores: Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen
  • Arquiteto Responsável: Fernando Balvedi
  • Equipe: Naiara Forneck, Luis Bonilla, Bruno Carvalho, Gabriel Johansson, Leandro Cavalheiro
  • Estrutura: Constsul Engenharia
  • Eletrica E Hidráulica: Filippon Engenharia
  • Climatização: Sistema Engenharia
  • Luminotécnica: Sandra Thomé Luminoténica
  • Paisagismo: Karol Gehlen
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência projetada em condomínio residencial de alto padrão, localizado na zona sul de Porto Alegre. O programa da casa se divide em 3 pavimentos para um casal com dois filhos que gosta de receber os amigos para festas e celebrações.

No subsolo, encontram-se salas técnicas, serviço e um estacionamento para 40 veículos - na verdade, um pequeno museu para a coleção de automóveis antigos do proprietário. No pavimento térreo ficam as áreas sociais da casa: salas de estar, jantar, gabinete, home theater e cozinha. Grandes portas delizantes permitem que a cozinha e o home theater sejam completamente fechados ou abertos. O salão de festas fica ao fundo do terreno, localizando em uma edificação separada. No segundo pavimento ficam 4 suítes.

Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 9 de 52
© Marcelo Donadussi

Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 7 de 52
© Marcelo Donadussi

O projeto faz uso de grandes planos de concreto nas duas laterais, garantindo privacidade à residência - mesma estratégia da posição do salão de festas ao fundo do terreno. O lado sul é envidraçado, permitindo que todos os ambientes sociais aproveitem a bela visual para o Guaíba. O lado norte tem aberturas e balanços que permitem o controle do sol, ficando as 4 suítes orientadas nesta direção. Na cobertura, uma grande grelha metálica se prolonga por cima do pátio central, ampliando a sensação de espaço da casa, confundindo o exterior com o interior.

Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 2 de 52
© Marcelo Donadussi

O subsolo é uma caixa de concreto, com laje nervurada, permitindo grandes vãos para guarda dos carros. Um espelho d’água com fundo de vidro permite iluminação natural no subsolo, bem como a visualização dos carros para quem está no pátio central. A superestrutura da casa é toda feita em aço, garantindo pilares e vigas extremamente esbeltos e também com vãos de grandes dimensões. Todo o projeto é orientado por uma malha estrutural com módulo de 190x190 cm, evidenciada na grelha metálica da cobertura, visível em praticamente toda a casa.

Casa Jardim do Sol / Hype Studio - Imagem 5 de 52
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim do Sol / Hype Studio" 22 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891086/casa-jardim-do-sol-hype-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.