Apartamento Recanto / 0E1 Arquitetos

Apartamento Recanto / 0E1 Arquitetos - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: 0E1 Arquitetos; 0E1 Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  133
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AMS Construções, Eliane Revestimentos Cerâmicos, Granja dos Tojos, Nova Canãa Móveis, Pinacoteca Fabrício Pigliacca
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Recanto localiza-se em um antigo prédio no Bairro Rio Branco em Porto Alegre. Apesar de possuir características positivas e cada vez mais difíceis de serem encontradas em edificações atuais tais como a boa metragem quadrada e amplitude dos espaços internos, o estado de conservação das instalações encontradas no local era precária. Restringiu-se consideravelmente, dessa forma, o montante disponível para o projeto arquitetônico devido aos altos investimentos em infraestrutura.

© Marcelo Donadussi
Planta
© Marcelo Donadussi

O apartamento possuía, em sua planta original, dois grandes pátios internos que possibilitam a boa iluminação e ventilação do ambiente como um todo. Entretanto, a  configuração dos espaços internos acabava sendo prejudicada devido à falta de uma circulação contínua. Diminuiu-se um dos pátios internos de forma a possibilitar a criação de um eixo longitudinal contínuo de circulação. Optou-se também pela eliminação de paredes ampliando e integrando a cozinha ao estar.

© Marcelo Donadussi
Corte 01
© Marcelo Donadussi

O projeto tem como estratégia principal o diálogo entre o contemporâneo e o antigo. Propuseram-se acabamentos que condizem com o período de construção do prédio evitando mimetizações e falsos históricos. O mobiliário proposto auxilia no contraste temporal através da mistura de técnicas como serralheria e marcenaria e da utilização de materiais contemporâneos. Solucionam-se as necessidades individuais de cada cômodo que variam desde o melhor aproveitamento da luz até a divisão de espaços e suporte para decoração com móveis desenhados especialmente para o projeto.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Recanto / 0E1 Arquitetos" [Apartamento Recanto / 0E1 Arquitetos] 31 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891006/apartamento-recanto-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.