Chalé em Muraste / KUU architects

Chalé em Muraste / KUU architects - Mais Imagens+ 24

Muraste, Estônia
  • Arquitetos: KUU architects; KUU architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tõnu Tunnel
© Tõnu Tunnel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Historicamente os Estonianos habitam as florestas de forma que sua experiência com construção em madeira remonta ao 3º milênio a.C. quando a primeira estrutura em madeira foi construída, a koda. Essa unidade de arquitetura simples e arcaica, juntamente com tradições e cultura local, embasaram o caráter que pode ser considerado a alma da identidade Estoniana. 

© Tõnu Tunnel
Diagrama
© Tõnu Tunnel

Linguisticamente muito próxima de palavras como kodu, casa, e koht, lugar, koda é uma das mais antigas palavras da língua estonia e significa 'lugar para se viver'. O modelo arquitípico da koda, em seu formato original, continua em uso ainda que seu proposito básico tenha mudado. Com o passar do tempo novos tipos de koda apareceram: espaços para praticar música e encontrar pessoas, espaço de ferraria, e também de reza, demonstrando quão enraizada é a cultura da koda no país. 

© Tõnu Tunnel

Baseado no arquétipo da koda, o conceito do projeto traz a tradição modernizando-a em forma e função. O chalé em Muraste consiste em três unidades koda, uma para a sauna, uma para as salas de estar e cozinha e outra para o dormitório e sanitário. Dois deles estão lado a lado e diretamente conectados, enquanto que entre eles e o terceiro, que abriga a sauna, há um terraço interligando todas as funções desta casa de veraneio, criando nichos externos para cada função. Grandes aberturas são direcionadas para o norte, com vista para o Mar Báltico, e para o sul possibilitando iluminação natural dentro da construção. O interior e a cobertura são iluminados por janelas triangulares no telhado que se direcionam ao sol.

© Tõnu Tunnel
Corte 02
© Tõnu Tunnel

O chalé é formado por uma estrutura de madeira com acabamento natural tanto tanto das paredes quanto do telhado. A unidade de sauna é pintada com óleo de alcatrão.

© Tõnu Tunnel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Chalé em Muraste / KUU architects" [Cottage in Muraste / KUU architects] 19 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890784/chale-em-muraste-kuu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.