Residência Encinos / José Ricardo Yslas Gámez

Residência Encinos / José Ricardo Yslas Gámez - Mais Imagens+ 13

Lerma, México
  • Arquitetos: José Ricardo Yslas Gámez; José Ricardo Yslas Gámez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1712
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro Soto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Minotti, Ricardo Yslas Gámez
  • Colaboradores: Alejandro Beyer Contreras, Jacobo Díaz Castillo, Gustavo Ortiz Aguas, Armando Barba Reyes, Antonio Merlos Espinosa
  • Construção: RYG Studio SA em colaboração com Anteus Constructora
  • Engenharia Estrutural: Montes de Oca Ingenieros y Consultores
  • Arquiteto Responsável: Ricardo Yslas Gámez
  • Cidade: Lerma
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro Soto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um loteamento privado a 20 minutos do centro da Cidade do México. Rodeada por um bosque, tanto as áreas privadas como as púbicas estão em torno de um pátio interior central cujo principal elemento é um cubo flutuante de concreto que emoldura a presença de uma magnólia iluminada por luz natural, a qual é filtrada através da cobertura que protege a imponente figura de concreto.

© Jaime Navarro Soto

Na parte posterior do pátio, alinhada com a estrutura de concreto flutuante, está uma lareira em que do seu centro emana uma pirâmide invertida que, por sua vez, recebe a chama. Esse elemento funciona como um vínculo entre a sala, a sala de jantar e o pátio, conectando os três espaços ao mesmo tempo, servindo como elemento divisório.

© Jaime Navarro Soto
Planta - Térreo
© Jaime Navarro Soto

Tanto o pátio interior como os corredores são ocupados por pergolados de madeira gerando um interessante jogo de sombras.

A residência está estruturada em dois volumes em forma de "L" que são conectados por duas pontes no interior. 

Planta - Pavimento Superior

As pontes unem os espaços privados, uma delas cruzando sobre um jardim de samambaias enquanto no outro extremo, a segunda ponte avança sobre um espelho d'água de onde nasce uma árvore. Essas duas áreas ajardinadas servem para conferir ventilação cruzada à casa.

© Jaime Navarro Soto

Os principais materiais utilizados são madeira, pedra e concreto. É a combinação de tais elementos que gera diferentes efeitos de luz e sombra que conferem à residência um ambiente acolhedor, de acordo com o entorno boscoso. 

© Jaime Navarro Soto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Encinos / José Ricardo Yslas Gámez" [Casa Encinos / José Ricardo Yslas Gámez] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890034/residencia-encinos-jose-ricardo-yslas-gamez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.