Jardim de Infância Sanhuan / Perform Design Studio

Jardim de Infância Sanhuan / Perform Design Studio - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Perform Design Studio; Perform Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lian He, Qian Li
  • Executive Architect: Jiangsu Haodu Construction & Engineering Co. Ltd.
  • Projeto De Interiores E Paisagismo: Perform Design Studio(Schematic)+ Jiangsu Haodu (Construction Documents)
  • Construção Geral: Zhenjiang Jiangong Construction Group Co. Ltd.
  • Execução Interiores E Fachada: Jiangsu Hualei Façade Engineering Co. Ltd.
  • Execução Paisagismo: Jiangsu Danyang Civil Construction Group Co. Ltd.
  • Arquiteto Responsável: Qian Li
  • Equipe De Projeto: Zhiyong Tan, Qian Wang, Shukai Chen, Deyun Hu, Tingting Zheng, Cheng Yang
  • Cidade: Yangzhong
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Lian He

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia norte de Yangzhong, uma cidade insular no rio Yangtze, este novo jardim de infância é um dos equipamentos de educação pública que normalmente são construídos antes dos empreendimentos imobiliários na futura área urbanizada do entorno.

© Lian He

Jardins de infância na China adotam um sistema de três séries. Este projeto precisava acomodar 15 salas de aula para as três séries, com número total de aproximadamente 450 crianças. Para criar uma escala menor, propusemos três pátios hexagonais, um para cada série, com cinco dos lados de cada hexágono correspondendo a cinco salas de aula e o sexto lado aberto para circulação compartilhada ou espaços sociais.

© Lian He
© Lian He

Todo o programa é organizado em torno dos três pátios com plantas idênticas, mas variados números de pavimentos, resultando em uma volumetria escalonada e sobreposta. Posicionamos as salas de aula no último andar de cada pátio para maximizar a iluminação e ventilação natural, e as outras atividades de apoio nos andares inferiores, como música, estúdios de arte, uma biblioteca, um salão multiuso, uma cozinha e as salas de professores.

© Qian Li
© Lian He

Os três pátios diferem em seu caráter e materialidade. Para facilitar o acesso, as crianças mais novas ficam nas salas de aula no térreo, ao redor do pátio mais baixo com um gramado e equipamentos para brincadeiras e uma casa na árvore que vai do gramado até o telhado, para que as crianças possam se aventurar. As crianças do nível intermediário estão no segundo pavimento do segundo pátio, que apresenta uma plataforma de madeira que é também a cobertura do salão multiuso abaixo. Para o terceiro pátio, à medida que as crianças atingem o último ano e tornam-se mais maduras, ou pelo menos pensam se tornaram, propusemos um pátio mais normal com piso em concreto. No entanto, ele pode coletar a água da chuva e se transformar em uma piscina rasa quando o clima estiver muito quente.

© Lian He

Enquanto cada pátio parece pertencer claramente a cada diferente série, os espaços abertos de circulação ou atalhos entre os pátios permitem que as crianças deixem facilmente seu próprio pátio e explorem esses espaços menos familiares. A justaposição dos três pátios produz uma complexidade espacial imprevisível. O centro espiritual do jardim de infância é um anfiteatro ao ar livre que desce da plataforma do segundo pátio, parcialmente coberto pelo telhado do terceiro pátio.

© Lian He
Corte Leste-Oeste
© Lian He

A estreita proximidade entre os pátios oferece às crianças a conveniência de sair para os terraços do telhado dos pátios vizinhos, e desfrutar de diversas atividades ao ar livre, incluindo espiar as sala de aula do piso inferior através das claraboias do telhado. Os caminhos curvilíneos circundam a escola e levam as crianças de volta ao seu próprio pátio.

© Lian He

As fachadas externas das salas de aula são cobertas por brises metálicos, com uma cor correspondente a cada série. A extensão dos brises coloridos do piso térreo ao último andar, visíveis tanto de dentro como de fora dos pátios, reforça o conceito do crescimento infantil, que é celebrado aqui, tanto em momentos independentes no tempo, como coletivamente ao longo do tempo.

© Lian He

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:North Cuizhu Road, Yangzhong, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Sanhuan / Perform Design Studio" [Sanhuan Kindergarten / Perform Design Studio] 05 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889969/jardim-de-infancia-sanhuan-perform-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.