Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig
Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 6 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 2 de 14Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 3 de 14Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 4 de 14Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 5 de 14Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Mais Imagens+ 9

Barcelona, Espanha
Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 7 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films

Descrição enviada pela equipe de projeto. O coração do parque é formalizado como um grande passeio equipado convertido num mirante na cidade de Masnou. O parque conecta os dois lados da cidade e converte esse novo traçado em um grande caminho sensivelmente plano, formado por níveis que se adaptam a tipografia do terreno e geram dois terraços de medidas mutáveis. 

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 9 de 14
Situação
Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 3 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films
Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 8 de 14
Contexto

O terraço inferior é concebido como uma grande praça de arenito onde estão situadas estruturas para realização de espetáculos, um quiosque, uma fonte com nascentes e floreiras com plantas aromáticas. Ao longo da praça são dispostos grandes grupos de árvores, com bancos e áreas de descanso com sombra. Em um segundo nível são realizados os caminhos que conectam o entorno urbano com o coração do parque.

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 10 de 14
Corte, Elevação e Detalhe - Hotel de Insetos
Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 2 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films

Além disso, o parque Vallmora acolhe um Hotel de Insetos, também desenhado por Batlleiroig. O hotel consiste em um refúgio e lugar de hibernação artificial para insetos, criado com materiais naturais. Trata-se de uma estrutura dividida em camadas para diferentes tipologias de acasalamento e que está formada por materiais como pedra e madeira. Por exemplo, espécies particularmente vulneráveis como as abelhas solitárias podem ser instaladas a fim de reproduzir-se em um espaço tranquilo e protegido. 

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 1 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films

Isso é uma medida prática e econômica para ajudar na conservação dos insetos em perigo de extinção pela prática da agricultura e desmatamento. Entre outros, um dos objetivos principais do hotel é fomentar a biodiversidade do espaço convertendo-o em uma ferramenta pedagógica e de pesquisa. É, portanto, uma atração ideal para um parque urbano. Algumas das espécies que convivem nesse hotel de insetos são aranhas, besouros, grilhos e formigas. 

Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig - Imagem 4 de 14
© Jordi Surroca + Stupendastic Films

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Masnou, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Vallmora + Hotel de Insetos / Batlleiroig" [Vallmora Park + Insect Hotel / Batlleiroig] 04 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889741/parque-vallmora-plus-hotel-de-insetos-batlle-i-roig-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.