Restaurante "O Gordo e o Magro" / VIMARVI

Restaurante O Gordo e o Magro / VIMARVI - Mais Imagens+ 30

Bétera, Espanha
  • Arquitetos: VIMARVI; VIMARVI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  199
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:German Cabo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Hunter Douglas Architectural (Europe), IMARSA, Industrias Imar, Porcelanosa Grupo, Topciment, Viroc
  • Arquitetos Responsáveis: Jorge Martinez Villar + Jaime Martinez Villar
  • Colaboradores: M. Carmen Carbonell / Raquel Gascón
  • Cidade: Bétera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© German Cabo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Confiando em nosso estúdio, Salva e Pablo nos encomendaram o projeto para a relocação do seu restaurante. Para isso, escolhe-se uma moradia antiga na esquina, sem valor arquitetônico, localizada em uma área de edificação de baixo gabarito. Essa nova localização possibilita abrigar o novo restaurante em um edifício próprio que permite todas as vantagens que não possuía o seu antigo local. Sempre que existe uma mudança de negócio, surge a necessidade de melhorar o existente, por isso, o principal ponto de partida do projeto foi resolver todos os problemas que possuía a antiga localização sem diminuir as características principais de funcionamento do restaurante. Para isso, pensamos que, dado essa nova localização, deveríamos mudar o conceito de entrada ao restaurante dispondo de um pátio e, por sua vez, dispondo de uma entrada secundária que resolvesse os problemas de comunicação público-privado que muitos restaurantes possuem. 

© German Cabo
Planta - Térreo
© German Cabo

O pátio de entrada converte-se em um eixo de projeto. Por uma parte assume o papel de filtro entre o restaurante e a rua, isso nos possibilita abrir grandes orifícios que facilitam a iluminação natural e a amplitude do espaço. Por outra, gera um espaço exterior prévio muito agradável graças à sua dimensão e à sua configuração. A fachada é feita principalmente com três materiais: painéis de viroc negro simulando um corpo de concreto que abriga a cozinha e os banheiros, uma linha de microcimento que une toda a fachada e uma treliça perfurada que cria um filtro interior-exterior no pátio. O plano de viroc converte-se em vidro no salão principal. No interior, são criados diferentes espaços com outras configurações. Por uma parte, o salão principal mantém a estética sóbria e elegante da fachada, definindo a personalidade do restaurante. Por outro lado, estão localizados dois salões privados; um fechado ao salão principal e outro com possibilidade de abrir-se ao mesmo, por meio de uma divisória deslizante de madeira. 

© German Cabo

A acústica converte-se em um dos pontos importantes a serem resolvidos, por isso foram projetados falsos tetos com juntas abertas que possibilitam a instalação de um material absorvente acústico sobre os mesmos. Como espaço diferenciado está a adega conectada visualmente com o salão privado pequeno por meio de um grande vidro com acesso desde a área exterior. A ideia está baseada o fato de que cada cliente possa acessá-la e escolher o vinho que deseja tomar. O armazenamento de garrafas é concebido como um ofício da construção, realizando-o com vigas de concreto armado, abrigando no seu interior, por meio da modulação da malha, o maior número de garrafas possível. Todos os materiais dispostos no projeto levam em conta a ideia inicial de sobriedade e elegância, criando um conjunto que evoca a unidade. Um espaço acolhedor onde a atmosfera que é gerada dentro do restaurante é distendida, cômoda e agradável.

© German Cabo
Corte
© German Cabo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:46117 Bétera, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante "O Gordo e o Magro" / VIMARVI" [El Gordo y el Flaco Restaurant / VIMARVI] 01 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889726/restaurante-o-gordo-e-o-magro-vimarvi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.