Casa AC / Nuno Durão Arquitectos

Casa AC / Nuno Durão Arquitectos - Mais Imagens+ 35

Viseu, Portugal
  • Arquitetos: Nuno Durão Arquitectos; Nuno Durão Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Engenharia: Maurício dias
  • Construção: Amadeu Rodrigues e Almeida, Lda
  • Arquiteto Responsável: Nuno Durão
  • Equipe: Nuno Durão, João Chaves, Ricardo Figueiredo
  • Cidade: Viseu
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O núcleo antigo da povoação de Travassós de Orgens desenvolve-se de forma orgânica, acompanhando a topografia natural daquela fração de território com um declive médio/forte no sentido norte/sul.

Cortesia de Nuno Durão Arquitectos
Fachada
Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

A sua rede viária é em consequência também ela sinuosa e desnivelada.

A habitação encontra-se localizada ainda no núcleo antigo da povoação mas na sua extremidade nascente, de menor densidade construtiva.

Do ponto de vista altimétrico, localiza-se entre a zona mais alta da povoação, pontuada pela capela, e a zona intermédia pontuada pela fonte e tanque coletivos.

Cortesia de Nuno Durão Arquitectos
Planta
Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

A habitação e habitações vizinhas contíguas, encontram-se inseridas no contexto urbano descrito e, simultaneamente, por se localizarem ainda em zona alta, beneficiam de uma vista desafogada sobre parte da povoação que se encontra à cota mais baixa, povoações vizinhas mais afastadas e paisagem envolvente.

Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

Paralelamente a estas condições gerais de localização, verifica-se, em área circundante à habitação, a existência de um conjunto extenso de socalcos, que se prolongam muito para além dos limites da parcela aqui objeto de trabalho, e que caracterizam e definem formalmente aquele lugar.

Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

Por isso, a nova proposta integra o sistema urbano pré-existente consolidado e, por se tratar de uma reconstrução, integra também a característica fundamental que sempre marcou a habitação que outrora ali existiu: o seu vazio, concretamente o seu pátio.

Cortesia de Nuno Durão Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AC / Nuno Durão Arquitectos" [AC House / Nuno Durão Arquitectos] 23 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889513/casa-ac-nuno-durao-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.