Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Janela, VigaCasa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Janela, Viga, Fachada, Vidro, CorrimãoCasa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa Santa Teresa / Carla Juaçaba - JanelaCasa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Mais Imagens+ 8

Rio de Janeiro, Brasil
  • Equipe: Carlos Zebulun
  • Engenheiro: Geraldo Filizola
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Imagem 6 de 13
© Clovis Cunha

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Santa Teresa foi projetada num terreno em declive. Por motivos econômicos preferimos colocar a casa num único e pequeno platô a 5m da rua. Santa Teresa fica numa região central do Rio de Janeiro com uma densa área verde. A casa acompanha a curva de nível, com uma diferença de nível entre as duas partes da casa, a social e a íntima.

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Janela, Viga
© Federico Cairoli
Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Imagem 13 de 13
Maquete Virtual
Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Federico Cairoli

Uma galeria de vidro liga todas as partes da casa, a sala de estar, a cozinha, e os quartos, formando uma sala íntima ao longo dos quartos. Todo o ambiente da casa tem uma visão panorâmica da floresta, e da Baía da Guanabara.

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Janela, Viga, Fachada, Vidro, Corrimão
© Federico Cairoli

A cobertura é o elemento mais importante da casa, uma única cumeeira divide de um lado a galeria com o teto de vidro, das outras duas águas com inclinações diferentes, o lado intimo mais baixo e a sala de estar com um pé direito maior. A casa é coberta por cobertura sanduíche metálica com o forro de painéis de madeira. O princípio foi projetar uma casa de baixo custo, usando uma estrutura metálica fina, que se repete a cada 2m apoiada sobre uma laje radie.

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Imagem 7 de 13
© Federico Cairoli

A casa não é vista da Rua, e a galeria com o vidro translúcido deixa ver apenas a silhueta de quem passa. A noite a luz artificial muda a percepção da casa, e vira uma luminária. Finas janelas horizontais de madeira acompanham a galeria e abrem e fecham para circular o ar. A casa é fechada para entrada, e aberta para paisagem.

Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba - Janela, Fachada
© Clovis Cunha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Santa Teresa / Carla Juaçaba" 09 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889419/casa-santa-teresa-carla-juacaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.