Centro de Bem-Estar do Hotel Plesnik / Enota

Centro de Bem-Estar do Hotel Plesnik / Enota - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Enota; Enota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JUB, Metalglas, Sentiotec
  • Equipe De Projeto: Dean Lah, Milan Tomac, Nuša Završnik Šilec, Peter Sovinc
  • Engenharia Estrutural: Elea iC
  • Instalações Elétricas: Elin
  • Instalações: Nom biro
  • Consultor Para Piscinas: Svilene linije & Handling
  • Arquiteto Responsável: Wellness Plesnik
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Plesnik é um hotel familiar situado no coração de um parque natural ostentando uma tradição que abrange mais de oitenta anos. Por estar localizado nos limites de um vale glacial o hotel está circundado por paisagens notáveis como os picos dos Alpes Kamnik-Savinja. Conhecido como um dos vales mais bonitos da Europa, a paisagem natural do Logarska Valley se tornou o principal aspecto da renovação do centro de bem-estar do hotel.

© Miran Kambič
Nova Planta
© Miran Kambič

O espaço existente para o centro de bem-estar do hotel, localizado em um subsolo parcial do antigo edifício, era tomado por uma pequena piscina em formato orgânico que se abria para um deck em sua fachada principal. Para recuperar o espaço necessário para os novos programas, a piscina foi substituída por uma banheira de hidromassagem, enquanto que uma parcela da antiga piscina que era mais próxima à vista do vale foi reformada para se tornar uma área de descanso em conjunto a lareira. O antigo deck foi estendido até uma piscina natural, a qual além de suprir a necessidade de um elemento com água no centro de bem-estar, também permite a paisagem refletir na superfície da água. 

© Miran Kambič

Apesar de apresentar um sistema de filtragem natural por plantas aquáticas, a piscina tem um formato retilíneo e foi projetada como uma continuação do edifício e não como parte de sua paisagem natural. Além de referenciar o interior do centro de bem-estar com uma nova lareira, uma área de relaxamento com um anel de fogo, uma espécie de lareira de chão, foi implantada no centro da superfície da piscina. A ideia principal deste espaço é que os visitantes experimentem um diálogo eterno entre água e fogo, dois elementos naturais básicos que acentuam o cenário daquela região montanhosa.

© Miran Kambič
Nova Fachada
© Miran Kambič

Todo o projeto foi pensado usando materiais locais. As paredes internas onduladas são consequência da construção heterogênea do espaço pré-existente. Uma organização relaxada das divisórias interiores disfarça todas as irregularidades e forma um espaço fluido que termina no próprio vale. As paredes de pedra fazem a transição entre interior e exterior, dividindo visualmente o deck em três partes diferentes: o setor da sauna, a parte com o centro de bem-estar e o portal de entrada.

A fachada entre essas divisões é envolta por vidro e substitui as antigas janelas arqueadas. O alargamento das aberturas conecta o espaço interno com o exterior ao mesmo tempo que reduz sua presença na paisagem, apesar da expansão da área. Ao ser limpa de todos os elementos arquitetônicos destoantes, o projeto pertence mais ao entorno do que à estrutura do hotel. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Logar Valley, Logarska Dolina 9, 3335 Solčava, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Bem-Estar do Hotel Plesnik / Enota" [Wellness Plesnik / Enota] 07 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889362/centro-de-bem-estar-do-hotel-plesnik-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.