Casa JJO / Arqbox

Casa JJO / Arqbox

Casa JJO / Arqbox - Pia, Bancada, BanheiroCasa JJO / Arqbox - Porta, Banco, Cadeira, CorrimãoCasa JJO / Arqbox - Orla, Corrimão, VigaCasa JJO / Arqbox - JanelaCasa JJO / Arqbox - Mais Imagens+ 24

Cascatinha, Brasil
  • Arquitetos: Arqbox
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Estudiograma
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acquafort, Aspen, Attraktiva, Açolami, Gabardo Madeiras, Kalil Vidros, Melo
  • Arquiteto Responsável: Jacksson Depoli Correa de Oliveira
  • Equipe: Jacksson Depoli, Michelle Schneider, Vivian Brune, Glaucia Silva
  • Engenheiro: Jeyson Osti
  • Cidade: Cascatinha
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa JJO / Arqbox - Orla, Corrimão, Viga
© Estudiograma

Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido arquitetônico desta residência nasceu pela análise da topografia. Terreno de declive acentuado com um bosque cadastrado e nascente ao seu fundo. Atendendo esta característica marcante em prol do espaço a se projetar a residência ficou caracterizada por sua disposição em dois volumes, garagem/habitação. O aspecto primordial do projeto foi estabelecer a comunicação com o bosque existente, de forma a proporcionar aos usuários a sensação de imersão na mata nativa.

Casa JJO / Arqbox - Mesa, Viga
© Estudiograma

No volume de acesso localiza-se a garagem, com espaço para uma pequena oficina e uma passagem em mesmo nível para área de churrasqueira/mirante sobre o segundo volume. Pela escadaria de acesso, uma passarela inferior leva até o pavimento central que concentra as áreas sociais em ambiente único, integrando sala e cozinha. No pavimento inferior estão as áreas privativas, com o quarto do casal e seus apoios.

Casa JJO / Arqbox - Janela, Fachada, Corrimão
© Estudiograma
Casa JJO / Arqbox - Imagem 27 de 29
Corte Longitudinal
Casa JJO / Arqbox - Pia, Bancada, Banheiro
© Estudiograma

A solução tectônica do projeto é caracterizada pelo uso de materiais brutos como o concreto, o qual traz as marcas de sua fabricação (forma) e o qual cria um diálogo de pureza com o bosque existente no entorno da residência. Amplas aberturas, nas peças principais, permitem o contato visual direto com o bosque e o acesso da iluminação natural a edificação. Nas peças de pouca permanência foi definido o uso de iluminação indireta por meio de clarabóias, criando uma iluminação de caráter cênico.

Casa JJO / Arqbox - Porta, Banco, Cadeira, Corrimão
© Estudiograma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa JJO / Arqbox" 25 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889162/casa-jjo-arqbox> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.