Casa ZHY / Studio YUDA

Depois da Reforma. Imagem Cortesia de Studio YUDA

Casa ZHY / Studio YUDA - Mais Imagens+ 12

Guangzhou, China
  • Arquitetos: Studio YUDA; Studio YUDA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
Vista Noturna. Imagem Cortesia de Studio YUDA

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro do maior Mercado de Jade em Guangzhou, alguns edifícios antigos se localizam no final do caminho que leva ao Templo de Hualin. Esses, como os típicos edifícios antigos, possuem cômodos estreitos, pequenos e escuros. Neste projeto, o cliente procurava criar um novo tipo de loja para os visitantes, que oferecesse uma impressão mais clara e moderna.

Corte

O Studio Yuda projetou a Casa ZHY como uma nova experiência de venda de Jade. Diferente das lojas tradicionais, a Casa ZHY se concentra na diversidade programática e no conforto espacial. Combinando roupas, cerâmica e chá, o projeto se apropria de combinações simples e harmônicas de materiais e tons para criar uma loja que reflita um estilo de vida.

Primeiro Pavimento. Imagem Cortesia de Studio YUDA

A nova parede externa torna plano o perfil original da fachada e cria uma forte identidade para o edifício. Isso cria um exterior abstrato e limpo com espaços dinâmicos entre o novo e o antigo. Aberturas quadradas de tamanho e composição variados revelam os espaços internos em várias profundidades. A adição não só expressa a diversidade programática entre os pavimentos, mas também adiciona vitrines no lado da rua. A simples composição de paredes brancas e aberturas quadradas cria uma fachada holística em relação à praça.

Antes da Reforma. Imagem Cortesia de Studio YUDA

O piso térreo funciona como uma área para exibição e venda de jade. A adição da fachada cria um espaço estreito de pé-direito duplo que alivia o desconforto criado pela altura limitada do pavimento. Um balcão suavemente curvo atrai as pessoas para o espaço. A luminária dourada segue a curvatura do balcão, reforçando o movimento.
Na frente, o balcão é posicionado contra a parede criando uma pequena área para exibição de produtos. O balcão então faz uma curva para dividir o espaço e servir como uma mesa para quatro. No final do ambiente há uma pequena porta que leva à mesa de chá no quintal. A escada é feita de terrazzo rosa moldado no local, tornando o espaço divertido e convidativo.

Planta

O segundo andar funciona como uma loja de roupas e uma sala de chá. A altura do ambiente cria um espaço íntimo que incentiva os visitantes a se sentarem. A materialidade e a luz iluminam e suavizam o espaço. Terrazzo cinza claro é aplicado do chão até a parede, enquanto os assentos são feitos de madeira de cerejeira.

Segundo Pavimento. Imagem Cortesia de Studio YUDA

No terceiro pavimento, o piso foi elevado para criar um limite sutil e foram instalados armários embutidos. Este é um espaço onde os funcionários descansam e se organizam. Usando brancos simples, o projeto se concentra na relação entre a luz e a estrutura de colunas e vigas original. Uma fachada de loja de um metro de profundidade foi adicionada no final do ambiente de frente para a praça. Há uma pequena janela em cada espelho da escada, em direção ao quintal.

Um banheiro e um pequeno pátio estão localizados no quarto andar. A parede é inteiramente coberta com concreto branco e a seleção de acessórios simples e pretos dá ao espaço uma ambiência minimalista forte. O pátio apresenta assentos de concreto e madeira queimada e uma mesa de centro de terrazzo rosa.

No Quarto Pavimento. Imagem Cortesia de Studio YUDA

A Casa ZHY foi concebida pela arquitetura de interiores. O projeto é simples e leve. As cortinas com vários níveis de transparência são usadas em contraste com o terrazzo verde escuro, rosa e cinza claro. A textura da pedra e a leveza do tecido representam a expressão da jade e das roupas. Ao preservar a escala íntima da praça, o novo projeto também traz uma atmosfera moderna para o lugar.

Primeiro Pavimento. Imagem Cortesia de Studio YUDA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ZHY / Studio YUDA" [ZHY House / Studio YUDA] 16 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889136/casa-zhy-studio-yuda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.