Booom City / Vilaplana&Vilaplana estudio

Booom City / Vilaplana&Vilaplana estudio - Mais Imagens+ 12

Alicante, Espanha
  • Arquitetas Responsáveis: Amelia Vilaplana, Paula Vilaplana
  • Projeto Do Monumento: Vilaplana&Vilaplana estudio
  • Design Digital: Vilaplana&Vilaplana + PlugandYeah
  • Construção: Taller Paco Granja Paco Granja, Ricardo Granja, Javier Granja
  • Promotor: Hoguera Plaza Ruperto Chapí
  • Patrocinadores: Coca Cola, Ayuntamiento de Alicante
  • Cidade: Alicante
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Cabrera Photo

Booom City é uma instalação lúdica e tecnológica que combina as construções populares das hogueras do Mediterrâneo como monumentos urbanos efêmeros queimados na noite do equinócio de verão, e a introdução de novas tecnologias para oferecer uma experiência diferenciada da cidade a partir do uso de um aplicativo de Realidade Aumentada e smartphones. A instalação reconstrói fragmentos de desaparecidos cinemas, spas e salões de baile para serem vistos pelos cidadãos, que podem redescobrir e interagir com esses lugares virtualmente.

Conceito

Boooms de verão
Alicante é uma cidade mediterrânea com uma economia baseada no turismo. Para alcançar uma ampla oferta de atividades de lazer aos visitantes e cidadãos, um grande número de equipamentos de entretenimento foram construídos no século XX. Na tentativa de se adaptar às demandas do mercado, centenas de edifícios e infraestruturas foram construídas e demolidas sem levar em conta valores patrimoniais. Esta renovação constante também afetou os estabelecimentos de menor escala e seu desempenho comercial, assim como as atividades realizadas ao ar livre. Booom City apresenta uma coleção equipamentos de recreação de 1917 a 2017 que se tornaram as maiores atrações de verão em Alicante. Cada um deles era um "boom no verão", mas de repente desapareceram sem deixar vestígios.

© Cabrera Photo

Booom City reconstrói essas estruturas sem buscar a nostalgia; é projetado para a diversão interativa e contemporânea. A instalação está localizada ao lado do Teatro Principal de Alicante e assume a forma de bastidores de um teatro. Cada um dos cinco painéis de madeira que formam a estrutura apresentam, catalogada por temas, uma antologia das construções urbanas. Como resultado, a hoguera assume a forma de um skyline condensado, passando de uma mera escultura para uma paisagem urbana interativa, metade física-metade virtual. Mais que um "monumento", é uma atração e não possuem os "ninots" típicos (esculturas semelhantes a humanos), pois os visitantes, andando pela instalação, exercem o papel deles.

Elevações
© Cabrera Photo

Uma atração de Realidade Aumentada
A atração é projetada com um aplicativo que permite diferentes interações. Deste modo, nosso boom de verão tem duas experiências complementares.
1- A hoguera funciona como o suporte de uma realidade paralela tecnológica que pode ser explorada com o smartphone. Quando os visitantes descobrem as atrações desaparecidas, eles podem se fotografar nas diferentes cenas e levar consigo um souvenir virtual daqueles espaços.
2- O aplicativo também permite que o usuário "plante" virtualmente sua hoguera no local desejado e a fotografe com o celular. Desta forma, tradição popular e memória do patrimônio desaparecido são disseminadas nas redes sociais. Como resultado, a Booom City foi apontada como um monumento virtual em um grande número de cidades da Europa e América.

© Cabrera Photo
Aplicativo em Uso
© Cabrera Photo
Modelo

Uma cena ecológica
Concebido com uma preocupação ecológica, o monumento é totalmente construído com painéis de madeira, para evitar a combustão tóxica do EPS, o principal material utilizado nessas construções atualmente. A hoguera reivindica assim a necessidade de buscar um compromisso entre o lazer e a sustentabilidade, o que se mostra evidente em sua própria aparência, que oculta o sistema construtivo.

Cortesia de V&V

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Booom City / Vilaplana&Vilaplana estudio" [Booom City / Vilaplana&Vilaplana estudio] 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889104/booom-city-vilaplana-and-vilaplana-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.